Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROCESS FOR MANUFACTURING EMBELLISHING ARTICLES USING RECYCLED TENNIS RACKET STRINGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/034020
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a novel process for manufacturing costume jewelry or jewelry with silver or gold trim, such as bracelets, necklaces, earrings, pendants, among other articles, by recycling tennis racket strings disposed of by players, forming a polymer mass that is treated to generate the components, such as beads, that will make up the final article.

Inventors:
LEE KON TING PETER (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050329
Publication Date:
February 20, 2020
Filing Date:
August 12, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LEE KON TING PETER (BR)
International Classes:
B29B17/00; A44C5/00; A63B51/02
Domestic Patent References:
WO2015101376A12015-07-09
Foreign References:
KR19980033646A1998-07-25
GB878290A1961-09-27
CN203182168U2013-09-11
CN101204261A2008-06-25
US8763357B12014-07-01
US3190086A1965-06-22
US20120244353A12012-09-27
Other References:
A. SUBIC ET AL.: "Sustainable design and environmental impact of materials in sports products", SPORTS TECHNOLOGY, vol. 2, no. 3-4, 8 November 2010 (2010-11-08), pages 67 - 79, XP055686269, DOI: 10.1002/jst.117
Attorney, Agent or Firm:
A PROVINCIA MARCAS E PATENTES (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) Processo de confecção de artefatos de adorno utilizando cordas recicladas de raquetes de tênis caracterizado por compreender a utilização de cordas sintéticas de raquetes de tênis descartadas, beneficiar as ditas cordas conferindo-lhes tamanhos padronizados e coloração específica, gerando uma massa de polímero maleável por meio do aquecimento das citadas cordas, apreendendo a dita massa maleável por meio de uma ferramenta e conformando-a em um molde para formar miçangas e unindo as ditas miçangas por meio de um fio dotado de um sistema de fecho em suas extremidades formando a bijuteria, a qual contém, dentre as miçangas, um elemento distintivo para a bijuteria.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

PROCESSO DE CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DE ADORNO UTILIZANDO CORDAS

RECICLADAS DE RAQUETES DE TÉNIS

Campo da inovaçõo

[001] A presente invenção trata de processo de confecção de artefatos, mais especificamente de um processo de confecção de objetos de adorno a partir de materiais reciclados, especificamente um processo de confecção de artefatos de adorno a partir de cordas recicladas de raquetes de ténis. Histórico da inovação

[002] A confecção de objetos de adorno tornou-se uma arte, demandando anos de prática para desenvolver as habilidades necessárias ao domínio das ferramentas a fim de produzir algo com estética aceitável e com um padrão de qualidade.

[003] O diferencial deste tipo de produto é sempre a "marca", seu nome, que empresta ao artigo a aura de algo único, diferenciado, conferindo ao comprador a sensação de algo personalizado e exclusivo.

[004] Ao associar a confecção exclusiva com uma fonte de matéria-prima diferenciada, cria-se um produto cujo significado transcende seu uso ou sua aparência, alcançando um valor adicional, relacionado ao que representa para a sociedade.

[005] A utilização de cordas recicladas de raquetes de ténis de jogadores famosos, criando artigos que possam ser relacionados a causas específicas, como o apoio a iniciativas sociais ou populares, ou terem um significado meramente comercial, representa um avanço significativo neste campo de atuação, possibilitando relacionar o nome de cada atleta com valores, causas ou ações beneméritas que representem suas vocações, crenças e seus valores como cidadão, sem, obviamente, descartar o valor comercial inerente ao produto.

[006] Neste cenário é que se desenvolveu a solução da inovação aqui apresentada, um processo de confecção de artefatos de adorno a partir da reutilização das cordas que são descartadas pelos atletas e que não teriam mais serventia.

Estado da técnica

[007] Embora já se conheçam processos similares de reaproveitamento de materiais sintéticos, especialmente polímeros, nada se observa de similar à inovação aqui proposta, que concilie o reaproveitamento de materiais sintéticos com a geração de bijuterias e joalherias com adornos de prata ou ouro personalizadas e associadas a um nome ou marca em particular. Descrição detalhada da inovação

[008] A presente inovação trata de um processo de reaproveitamento de materiais sintéticos, notadamente cordas de raquetes de tênis, para a confecção de artefatos para uso pessoal, tais como bijuterias e joalherias.

[009] No caso em questão, tais produtos se traduzem em colares ou pulseiras, cujas contas ou miçangas são confeccionadas a partir das cordas de raquete de tênis recicladas, que são descartadas pelos jogadores.

[010] Tais cordas são confeccionadas de fibras sintéticas de diferentes colorações e composições, conferindo aspectos distintos de acordo com o fabricante. Uma vez descartadas, são coletadas e tratadas de modo a obter- se um tamanho padronizado, passível de uso na confecção das miçangas.

[011] Para que possam ser personalizadas, as cordas obtidas passam por um beneficiamento, podendo incluir a adição de corantes, de modo que possam adquirir o aspecto desejado, de acordo com o cliente ou público alvo a ser atendido.

[012] Uma vez tratadas, as cordas são aquecidas até o ponto de maleabilidade desejado para o manuseio, formando uma massa com o polímero das cordas que pode ser moldada em um molde para confeccionar as miçangas.

[013] Em uma configuração preferencial, de processo manual, o dito molde é do tipo "cubo", provido de uma série de reentrâncias de diferentes tamanhos. A massa então formada é capturada na ponta de uma haste apropriada para o manuseio da massa, conformando-a no molde até o formato desejado, o mais próximo possível de uma esfera, dotada de um canal interior que passa pelo centro da esfera, formando a miçanga.

[014] Em um processo automatizado, a massa de polímero é moldada de acordo com os parâmetros de confecção do maquinário.

[015] As miçangas formadas são então unidas entre si por um fio que passa pelo canal central, atando-as de modo a formar uma sequência de miçangas como uma corrente.

[016] Em cada extremidade da corrente, atam-se elementos de fixação em prata ou ouro, tais como fechos, que permitem formar um colar que pode ser fechado por meio dos ditos fechos.

[017] Como parte da personalização da peça, um elemento distintivo, preferencialmente de metal nobre, é alocado entre as miçangas ou peças fundidas, permitindo a distinção da peça de forma a associá-la a uma personalidade específica do mundo esportivo, como o jogador que forneceu as cordas utilizadas na confecção, uma entidade associada a uma causa determinada ou mesmo uma logomarca qualquer.

[018] Esta inovação não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo. Muitas modificações e outras representações do invento virão à mente daquele versado na técnica à qual essa inovação pertence, tendo o benefício do ensinamento apresentado nas descrições anteriores e desenhos anexos. Além disso, é para ser entendido que o invento não está limitado à forma específica revelada, e que modificações e outras formas são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas. Embora termos específicos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não como propósito de limitação.