Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
GAS-LIQUID SEPARATION AND COMPRESSION/PUMPING UNITS CAPABLE OF BEING MOUNTED IN PRODUCTION WELLS AND INJECTION WELLS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/131119
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to individual subsea solutions to be applied to production wells for separating gases from liquids, and to injection wells for compressing or pumping a gas or water stream in subsea oil exploration systems. These solutions relate to a gas-liquid separation unit capable of being mounted in a production well and comprising a gas-liquid separation unit (1) connected directly to a production adaptation base, BAP or tubing head (2); and a compression/pumping unit capable of being mounted in an injection well and comprising a compression or pumping unit (4) that is connected directly to a BAP or tubing head (5), the flow line containing the gas or water to be injected and being connected to the BAP or tubing head.

Inventors:
RAMOS PIVARI ALEXANDRE (BR)
DA SILVA CARVALHO VINICIUS (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050035
Publication Date:
August 25, 2016
Filing Date:
February 19, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FMC TECHNOLOGIES BRASIL LTDA (BR)
International Classes:
E21B43/013; E21B43/38; E21B43/12; E21B47/00
Foreign References:
US6068053A2000-05-30
US20050173322A12005-08-11
CN201412129Y2010-02-24
US20080126168A12008-05-29
Other References:
See also references of EP 3260654A4
Attorney, Agent or Firm:
RODRIGUES SILVA, Francisco Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1 . UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, caracterizada pelo fato de compreender uma unidade de separação gás-líquido (1 ) conectada diretamente a uma base adaptadora de produção BAP ou "Tubing Head" (2), assim como as barreiras necessárias à segurança e o controle do poço, de forma a dispensar o uso de uma árvore de natal molhada { "X-tree').

2. UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de ser conectada a uma cabeça de poço com suspensor de coluna previamente instalada no poço de produção.

3. UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que dita unidade de separação gás-líquido (1 ) direciona o gás separado para uma linha de fluxo (3) através de um mandril da BAP (2).

4. UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que dita unidade de separação gás-líquido (1 ) pode também prover o mandril para conexão da linha de fluxo (3) para a saída do gás, de forma que o líquido separado é enviado a uma segunda linha de fluxo via um segundo mandril na BAP.

5. UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que dita unidade de separação gás-líquido (1 ) também pode prover o mandril para conexão da linha de fluxo de líquido.

6. UNIDADE DE SEPARAÇÃO GÁS-LÍQUIDO MONTÁVEL EM POÇO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que ser aplicada em sistemas de produção antecipada (SPA) ou testes de longa duração (TLD), sendo que para tanto o mandril para saída de líquido da referida unidade de separação gás-líquido (1 ) poderá ser provido no seu topo.

7. UNIDADE DE COMPRESSÃO/BOMBEIO MONTÁVEL EM POÇO DE INJEÇÃO, caracterizada pelo fato de que compreende uma unidade de compressão ou bombeamento (4) que é conectada diretamente a uma BAP ou { "Tubing Head') (5), sendo a linha de fluxo contendo o gás ou a água a ser injetada conectada à BAP ou { "Tubing Head') (5).

8. UNIDADE DE COMPRESSÃO/BOMBEIO MONTÁVEL EM POÇO DE INJEÇÃO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que é conectada diretamente a uma cabeça de poço com suspensor de coluna.

9. UNIDADE DE COMPRESSÃO/BOMBEIO MONTÁVEL EM POÇO DE INJEÇÃO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que dita linha de fluxo contendo o gás ou a água a ser injetada é conectada diretamente à unidade de compressão/bombeio (4).

10. UNIDADE DE COMPRESSÃO/BOMBEIO MONTÁVEL EM POÇO DE INJEÇÃO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que referida unidade de compressão/bombeio (4) também contém as barreiras necessárias à segurança e ao controle do poço, tornando dispensável o uso de uma árvore de natal molhada { "X-tree').

Description:
"UNIDADES DE SEPARAÇÃO GAS-LÍQUIDO E COMPRESSÃO/BOMBEIO MONTÁVEIS EM POÇO DE PRODUÇÃO E POÇO DE INJEÇÃO"

Campo da Invenção

[01] A presente invenção trata de soluções submarinas individuais a serem aplicadas em poço de produção para separação gás-líquido e poço de injeção para compressão ou bombeio da corrente de gás ou água em sistemas submarinos de exploração de petróleo.

Descrição da Invenção

[02] Conforme esquematizado na Figura 1 , a presente invenção trata de uma unidade de separação gás-líquido (1 ) que é conectada a uma base adaptadora de produção BAP ou "Tubing Head" (2), ou alternativamente em uma cabeça de poço com suspensor de coluna previamente instalada no poço de produção.

[03] Referida unidade de separação gás-líquido (1 ) compreende ainda as barreiras necessárias à segurança e o controle do poço, de forma a dispensar o uso de uma árvore de natal molhada { "X-tree').

[04] A unidade de separação gás-líquido (1 ) direciona o gás separado para uma linha de fluxo (3) através de um mandril da BAP (2). Alternativamente, a dita unidade de separação gás-líquido (1 ) pode também prover o mandril para conexão da linha de fluxo (3) para a saída do gás. Assim procedendo, o líquido separado é enviado a uma segunda linha de fluxo via um segundo mandril na BAP. Adicionalmente, a unidade de separação gás-líquido (1 ) também pode prover o mandril para conexão da linha de fluxo de líquido.

[05] A aplicação dessa solução segundo a presente invenção é especialmente indicada para sistemas de produção antecipada (SPA) ou testes de longa duração (TLD). Neste caso, o mandril para saída de líquido da unidade de separação gás-líquido (1 ) poderá ser provido no seu topo, facilitando a conexão com o SPA ou TLD para envio da corrente de líquido às facilidades de superfície.

[06] No poço de injeção, a solução segundo a presente invenção compreende uma unidade de compressão ou bombeamento (4) que é conectada diretamente a uma BAP ou { "Tubing Head') (5) ou a uma cabeça de poço com suspensor de coluna. A linha de fluxo contendo o gás ou a água a ser injetado pode ser conectada à BAP ou { "Tubing Head') (5) ou, alternativamente, diretamente à unidade de compressão/bombeio (4). O gás ou líquido é então comprimido ou bombeado para o poço injetor.

[07] Faz-se importante notar que referida unidade de compressão/bombeio (4) também contém as barreiras necessárias à segurança e ao controle do poço, o que também torna dispensável o uso de uma árvore de natal molhada { "X-tree').

[08] Como pode ser apreciado pelos técnicos versados na arte, a solução segundo a presente invenção é facilmente aplicável a cenários com vários poços onde o gás e líquidos produzidos ou a serem injetados podem ser distribuídos através de um arranjo submarino contendo equipamentos tradicionais, tais como manifolds e PLEMs.