Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE INSTALLED IN A GAS STREAM CLOSURE VALVE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/141033
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention pertains to the field of mechanics and relates to a gas stream closure valve provided with a manual actuation lever with a frustoconical closure element, the sealing body of which is preferably produced from elastomer of butadiene acrylonitrile or similar type, with a different format and fewer components, having the function of permitting or preventing the passage of gas from the gas device in which the valve is incorporated to the outlet duct, depending on the lever position.

Inventors:
FILHO HERMES MORETE (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050018
Publication Date:
August 09, 2018
Filing Date:
February 03, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FILHO HERMES MORETE (BR)
International Classes:
F16K1/04; F16K17/00; F24C3/00; F24C3/12
Foreign References:
US4543974A1985-10-01
US20100154777A12010-06-24
US6634351B22003-10-21
US2988098A1961-06-13
US5127436A1992-07-07
Attorney, Agent or Firm:
BRITANIA MARCAS E PATENTES (BR)
Download PDF:
Claims:
1/2

REIVINDICAÇÃO

[1] . "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM REGISTRO DE BLOQUEIO DE FLUXO DE GÁS", de forma monobloco e aplicado a dispositivo de gás (1) qualquer, sendo dito registro de bloqueio de fluxo de gás caracterizado por ser constituído de um corpo (2), cujo trecho menor ostenta orifício (3) roscado de interligação em duto de saída de gás, que se comunica com câmara interna (4) disposta no trecho maior, que por sua vez se comunica com sede cónica (5), cu a lateral possui uma abertura retangular (6), que se comunica com. o interior do dispositivo de gás (1), sendo que dentro da sede cónica (5) é inserido elemento troncônico (7) , preferencialmente de elastômero do tipo butadieno acrilonitrila, e constituído de um corpo monobloco formado por uma base prismática troncônica (8) de onde se projeta par de elevações maiores (9), opost.am.ente dispostas entre si e contíguas à conicidade da base prismática troncônica (8) formando um vão, sendo as elevações maiores (9) centralmente ligadas por meio de um segmento estrutural retangular

(10) ; na parte oposta da base prismática troncônica (8) estão dispostos rebai os ( 11 ) nos quais se encaixam e1evações ( 12 ) contidas na base circular da alavanca (13), cuja alça de acionamento (14) está alinhada com o vão dentre as elevações maiores (9) , de forma que ao acionar rotacionalmente a alça de acionamento (14) até 90°, ocorra transferência de movimento da alavanca (13) para o elemento troncônico (7), rotacionando-o conj untamente ; a alavanca (13) é contida pressionando o elemento troncônico (7) dentro da sede cónica (5) por efeito de um flange de retenção (15) , obtida por processo de estampagem e dotada 2/2 lateralmente cie orifícios (16a) e (16b) nos quais são inseridos elementos de fixação, roscáveis ou rebitáveis nos respectivos orifícios (17a) e (17b) contidos na estrutura do corpo (2), sendo que dito flange de retenção (15) ostenta inferiormente um ressalto anelar maior (18), que se encaixa de forma justa por dentro do entorno interna e superior da câmara interna (4), vedando-a, enquanto que sob o orifício (16a) está disposto solidariamente um ressalto anelar menor (19) que se encaixa em rebaixo (20) contido no entorno superior do orifício (17a) ; a abertura e o fechamento do registro de bloqueio de fluxo de gás são executados por meio de rotações da alavanca (13) , de forma que: ao posicionar e alinhar a alça de acionamento (14) na posição aberta, ocorre o posicionamento do vão do elemento troncônico (7) sobre a abertura retangular (6) , permitindo a passagem do gás proveniente de dentro do dispositivo de gás (1) por dentro do elemento troncônico (7), proj etando-se pelo seu extremo inferior, seguindo pelo corpo (2) e saindo através do trecho menor e consequentemente do orifício (3) e dutos conseguintes, e; ao posicionar a alça de acionamento (14) na posição fechada (2), rotacionando-a 90°, ocorre o posicionamento da elevação troncônica (9) do elemento troncônico (7) sobre a abertura (6) de acesso ao interior do dispositivo de gás (1), bloqueando-a e vedando-a totalmente.

Description:
J

CAMPO DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

[ 1 ] 0 presente Modelo de Utilidade, pertencente ao campo da mecânica, refere-se a um registro de bloqueio de fluxo de gás dotado de alavanca de acionamento manual com elemento troncônico de bloqueio, cujo corpo vedante é produzido em elastômero do tipo butadieno acrilonitrila ou similar, com formato diferenciado e reduzindo o número de componentes, com a função de permitir ou evitar a passagem de gás da válvula na qual está integrada para o duto de saída, dependendo da posição em que a alavanca é colocada. Dito registro de bloqueio de fluxo de gás é fabricado de modo integrado aos Reguladores de Pressão de Gás cobertos pela norma ANSI Z21.18-2007.

FUNDAMENTOS DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

[2] Registros de bloqueio de fluxo de gás do tipo H de volta, também chamado simplesmente de registro de gás, agregados em reguladores de gás ou de uso independente, são componentes cujas principais funções são bloquear e permitir a passagem de gás de cozinha ou GPL em conexões e linhas que utilizam, esses gases. São também passíveis de serem utilizados e sistemas de gases especiais .

[ 3 ] Considerando que qualquer linha de gás é pressurizada, os registros são projetados para suportar gás sob pressão, não sofrendo degradação e não permitindo vazamentos indesejados. Além disso, no que tange a movimentação da alavanca desse tipo de registro, tem-se como primícias que o seu acionamento deve ser feito praticamente sem aplicação de força excessiva. [4] Ocorre que registros de gás existentes no mercado, para esta aplicação, necessitam de um número muito maior de componentes para sua fabricação, incluindo materiais nobres como Latão além. de mola, anéis de vedação e uma complexa montagem.

SUMÁRIO DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

[5] A necessidade de se produzir um registro de bloqueio de fluxo de gás com reduzido número de componentes, que não sofra engripamento e com. formato interno que promova um funcionamento mais eficaz do registro levou o inventor com conhecimento no setor de mecânica, a criar e desenvolver o objeto da presente patente, idealizada na forma de um registro de bloqueio de fluxo de gás cónico, cujo elemento troncônico de bloqueio, encaixável à alavanca por meio de engate, é produzido em. elastômero do tipo butadieno acrilonitrila ou similar, com elevada capacidade de vedação do registro de bloqueio de fluxo de gás na região da alavanca e que permite movimento suave sem o uso de lubrificante. Além disso, a. resiliência desse material possibilita que o elemento cónico seja feito com medida discretamente maior, a fim de eliminar folgas e garantir a adequada vedação.

[6] O formato do elemento troncônico também é diferenciado, sendo dito elemento constituído de um corpo monobloco formado por uma base prismática troncônica de onde se projeta par de elevações maiores, opostamente dispostas entre si e contíguas à conicidade da base prismática troncônica formando um vão, sendo tais elevações maiores centralmente ligados por meio de um segmento estrutural retangular. Na parte oposta da base prismática troncônica prevê-se rebaixos nos quais se encaixam, elevações con idas na base circular da alavanca, cu a alça de acionamento está alinhada com o vão dentre as elevações maiores, de forma que ao acionar a alavanca ocorra transferência de movimento da alavanca para o elemento troncônico, rotacionando-o .

Prevê-se também, que o corpo do registro seja solidário a um regulador de gás, sendo o trecho menor dotado de orifício roscado para interligação de dutos de saída, enquanto que o trecho maior ostenta uma sede interna cónica, cuja lateral possui uma abertura retangular, que se comunica com o interior do dispositivo de gás.

O elemento troncônico é inserido dentro da sede do corpo do registro, sendo sobreposto pelo encaixe da alavanca e contido na abertura da sede por efeito de um flange de retenção, produzida por meio de processo de estampagem, e dotada lateralmente de orifícios nos quais são inseridos parafusos de fixação, roscáveis a estrutura no entorno da sede.

A abertura e o fechamento do registro são executados na. presente disposição construtiva por meio de rotações da alavanca em ângulo de 90°, ou seja, ao posicionar e alinhar a alça de acionamento na direção do trecho menor ocorre o posicionamento do vão contido no elemento troncônico sobre a abertura de acesso ao interior do dispositivo de gás, permitindo a passagem do gás proveniente de dentro do dispositivo de gás por dentro do elemento troncônico, proj etando-se pelo seu extremo inferior, seguindo pelo corpo do registro e saindo através do trecho menor do corpo do registro. Quando a alça de acionamento é rotacionada a 90° e posicionada transversalmente ao trecho menor ocorre o posicionamento cia elevação troncônica do elemento troncônico sobre a abertura de acesso ao interior do dispositivo de gás, bloqueando-a e evitando a passagem do gás proveniente de dentro do dispositivo de gás.

Assim, a presente alavanca foi projetada visando obter um registro de bloqueio de fluxo de gás convenientemente configurado e arranjado para que atenda aos requisitos normativos e que desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados .

É de se compreender assim que o registro de bloqueio de fluxo de gás ora apresentado é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora com reduzido número de componentes .

[7] A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM REGISTRO DE BLOQUEIO DE FLUXO DE GÁS", que aqui se pleiteia, apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:

[8] A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva explodida de um dispositivo de gás contendo o registro de bloqueio de fluxo de gás, objeto da presente patente, ilustrando as suas partes separadamente ,

[9] A FIG. 2 - Mostra uma vista em corte longitudinal do registro de bloqueio de fluxo de gás, ilustrando a alavanca na pos ição fechada .

[10] A FIG. 3 - Mostra uma vista em corte transversal do registro de bloqueio de fluxo de gás, ilustrando a alavanca na posição fechada ,

[11] A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva do registro de bloqueio de fluxo de gás solidário ao dispositivo de gás, ilustrando a alavanca na posição aberta.

[12] A FIG. 5 - Mostra uma vista em. perspectiva posterior do dispositivo de gás contendo o registro com alavanca na posição aberta, ilustrando a abertura com passagem livre.

[13] A FIG. 6 - Mostra uma vista em perspectiva e corte longitudinal do registro com alavanca na posição aberta, em detalhe, ilustrando a disposição do vão contido no elemento troncônico sobre a abertura, permitindo a livre passagem do gás.

[14] A FIG. 7 - Mostra uma vista em. perspectiva e corte transversal do registro e dispositivo de gás com. alavanca na posição aberta, ilustrando a disposição do vão contido no elemento troncônico sobre a abertura, permitindo a livre passagem do gás.

[15] A FIG. 8 - Mostra uma vista em perspectiva do registro de bloqueio de fluxo de gás solidário ao dispositivo de gás, ilustrando a alavanca, na posição fechada.

[16] A FIG. 9 - Mostra uma vista em perspectiva posterior do dispositivo de gás contendo o registro com alavanca, na posição fechada, ilustrando a abertura com. passagem bloqueada pela elevação troncônica contida no elemento troncônico.

[17] A FIG. 10 - Mostra, uma. vista em perspectiva e corte longitudinal do registro com alavanca na posição fechada, em detalhe, ilustrando a disposição da elevação troncônica do elemento troncônico sobre a abertura, bloqueando a passagem do gás .

[18] A FIG. 11 - Mostra uma vista em perspectiva e corte transversal do registro e dispositivo de gás com alavanca na posição fechada, ilustrando a disposição da elevação troncônica do elemento troncônico sobre a abertura, bloqueando a passagem do gás ,

[19] A FIG, 12 - Mostra uma vista em perspectiva superior do flange de retenção, parte integrante do registro e dispositivo de gás com alavanca, ilustrando, de forma exemplificada / dizeres de indicação da posição aberta da válvula (por exemplo, "OPEN") e posição fechada da válvula (por exemplo, "GLOSE") .

[20] A FIG, 13 - Mostra uma vista em perspectiva inferior do flange de retenção, parte integrante do registro e dispositivo de gás com alavanca, ilustrando a existência de ressaltos anelares maior, de vedação, e menor, que se encaixa em rebaixo contido no entorno superior do orifício, guiando o encaixe do flange de retenção em. uma única posição possível, durante a sua montagem no registro, de forma a evitar inversão durante a montagem.

[21] Cabe ressaltar que estas figuras são meramente representativas, podendo apresentar variações, desde não fujam do inicialmente requerido.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

[22] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM REGISTRO DE BLOQUEIO DE FLUXO DE GÁS", ob eto da presente patente, caracteriza-se essencialmente por ser constituído de registro de bloqueio de fluxo de gás solidário a um dispositivo de gás (1) de forma monobloco, sendo dito registro de bloqueio de fluxo de gás constituído de um corpo (2), cujo trecho menor ostenta orifício (3) roscado de interligação em duto de saída de gás, que se comunica com câmara interna (4) disposta no trecho maior, que por sua vez se comunica com sede cónica (5), cu a lateral possui uma abertura retangular (6), que se comunica com o interior do dispositivo de gás (1) (Figuras 1 e 5) .

[23] Dentro da sede cónica (5) é inserido elemento troncônico (7), preferencialmente de elastômero do tipo butadieno acrilonitri la e constituído de um corpo monobloco formado por uma base prismática troncônica (8) de onde se projeta par de elevações maiores (9), opostamente dispostas entre si e contíguas à conicidade da base prismática troncônica (8) formando um vão, sendo as elevações maiores (9) centralmente ligadas por meio de um segmento estrutural retangular (10) . Na parte oposta da base prismática troncônica (8) estão dispostos rebaixos (11) nos quais se encaixam, elevações (12) contidas na base circular da alavanca (13), cuja alça de acionamento (14) podendo estar alinhada com o vão dentre as elevações maiores (9), de forma que ao acionar rotacionalmente a alça de acionamento (14) até 90°, ocorra transferência de movimento da alavanca (13) para o elemento troncônico (7), rotacionando-o conjuntamente.

[24] A alavanca (13) é contida pressionando o elemento troncônico (7) dentro da sede cónica (5) por efeito de um flange de retenção (15) , obtida por processo de estampagem e dotada lateralmente cie orifícios (16a) e (16b) nos quais são inseridos elementos de fixação, roscáveis ou rebitáveis nos respectivos orifícios (17a) e (17b) contidos na estrutura do corpo (2) .

[25] Dito flange de retenção (15) ostenta inferiormente um ressalto anelar maior (18), que se encaixa de forma justa por dentro do entorno interna e superior da câmara interna (4), vedando-a, enquanto que sob o orifício (16a) está disposto solidariamente um ressalto anelar menor (19) que se encaixa em rebaixo (20) contido no entorno superior do orifício (17a), com a função de guiar o encaixe do flange de retenção (15) em uma única posição possível, de forma a evitar inversão durante a montagem

(Figura 13) . Isso se dá pelo fato do flange de retenção (15) ostentar dizeres de indicação da posição aberta da válvula (por exemplo, "OPEN") e posição fechada da válvula (por exemplo, "CLOSE") , como exemplificado na Figura 12.

[26] A abertura e o fechamento do registro de bloqueio de fluxo de gás são executados por meio de rotações da alavanca (13), de forma que:

[27] - ao posicionar e alinhar a alça de ac.ionam.ento (14) na direção do trecho menor do corpo em. forma de "L" (2), considerada posição aberta (direção da inscrição "OPEN"), ocorre o posicionamento do vão do elemento troncônico (7) sobre a abertura retangular (6), permitindo a passagem do gás proveniente de dentro do dispositivo de gás (1) por dentro do elemento troncônico (7), projetando-se pelo seu extremo inferior, seguindo pelo corpo em forma de "L" (2) e saindo através do trecho menor e con.sequentem.ente do orifício (3) e dutos conseguintes (Figuras 4, [28] - ao posicionar a alça cie acionamento (14) transversalmente ao trecho menor do corpo em. forma de "L" (2) , rotacionando-a 90° (na direção da inscrição "CLOSE") , ocorre o posicionamento da elevação troncônica (9) do elemento troncônico (7) sobre a abertura (6) de acesso ao interior do dispositivo de gás (1), bloqueando-a e vedando-a totalmente (Figuras 2, 3, 8, 9, 10 e 11) .

[29] Pode-se assim, constatar através do exposto que a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM REGISTRO DE BLOQUEIO DE FLUXO DE GÁS" caracteriza-se como um dispositivo de grande utilidade, apresentando todas as qualidades práticas e de funcionalidade e construção com reduzido número de componentes que justificam plenamente o pedido de patente como Modelo de Utilidade.

[30] Enquanto a presente solicitação foi descrita com referência à modalidade pretendida acima, será aparente aos versados na técnica que outras modificações na composição e detalhes de processo podem ser realizadas aqui, sem que se distancie do espirito e escopo do requerido, como fica bem definido na reivindicação anexa .