Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR CONTROLLING FLUID LEVEL COMPRISING A PRESSURE-ACTUATED SUBMERSIBLE DIAPHRAGM VALVE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/159192
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent relates to a device for controlling fluid level (100) comprising a submersible diaphragm valve (50) actuated by pressure exerted thereon, used in the supply of tanks and/or drinking troughs, in particular, in livestock nurseries.

Inventors:
ORDOZ BARISSA ADRIANO (BR)
TRESCOTT JAQUES JOHN (US)
PAUL MALAWEY DAVID (US)
YOSHIME WATANABE OSNIR (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050018
Publication Date:
August 19, 2021
Filing Date:
January 17, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
WTA WATANABE TECNOLOGIA APLICADA EIRELI (BR)
International Classes:
F16K7/17; A01K7/02
Domestic Patent References:
WO2010018180A12010-02-18
Foreign References:
US2471328A1949-05-24
US20020162513A12002-11-07
US20140261218A12014-09-18
US4718449A1988-01-12
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. DISPOSITIVO DE CONTROLE DE NÍVEL DE FLUIDOS (100), caracterizado por compreender uma tampa (1) perfurada contendo cavidades (15) fixa a uma estrutura (2), por meios de fixação de ajuste (9), sobre a membrana de vedação (10) que veda o bico de saída (11), em que acomoda uma membrana flexível (6) apoiada sobre um acionador (7) que atua sobre contrapressão de uma mola (8) dentro da câmara de ar (16); em que a estrutura (2) também é fixa ao complemento (3) e corpo principal (4) que compreende uma câmara (18) que acomoda a membrana do diafragma (12) acoplado em torno do bico (14) e cercado pelas paredes de vedação (13); o dito dispositivo apresenta ainda a entrada de fluídos (19), um orifício de saída (17) e um bico de saída (11).

2. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um fíange (5) .

Description:
DISPOSITIVO DE CONTROLE DE NÍVEL DE FLUIDOS COMPREENDENDO UMA VÁLVULA DE DIAFRAGMA SUBMERSÍVEL ACIONADA POR PRESSÃO CAMPO DA INVENÇÃO

[001] A presente patente de modelo de utilidade refere-se a um dispositivo de controle de nível de fluidos (100) compreendendo uma válvula de diafragma submersível (50) acionada por pressão exercida sobre a mesma utilizado no abastecimento de reservatórios e/ou bebedouros, particularmente, em criadouros de animais.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[002] Atualmente, válvulas acionadas por flutuadores são amplamente conhecidas, sendo um objeto que se mantém na superfície da água movimentando algum mecanismo. Conforme as variações de níveis do reservatório, pode-se acionar uma válvula mecânica simples destinada a deter ou liberar o fluxo, ou atuando diretamente em uma válvula de diafragma.

[003] Comummente na criação de gado e animais de grande porte, são necessários bebedouros em que é preciso a utilização de uma válvula para controlar o nível de água, repondo seu volume conforme o consumo.

[004] Uma alternativa para o abastecimento desses bebedouros são as válvulas de diafragma, que possuem um tamanho menor e melhor resistência do que as válvulas tradicionais de flutuadores, e funcionam com o mesmo princípio de movimentação do flutuador em relação ao nível da água. Normalmente, as válvulas tradicionais necessitam estar sobre a superfície, o que geralmente resulta em uma instalação com encanamentos expostos.

[005] A patente norte-americana US 3.145.729 refere-se a dispositivos de controle de fluxo e, mais particularmente, a dispositivos nos quais um nível de líquido é constantemente mantido por uma válvula que responde à quantidade de líquido em um reservatório. Mais particularmente, refere-se a dispositivos de rega de aves que incorporam essas válvulas acionada pelo nível d’agua para controlar um conduto de suprimento de água.

[006] A patente norte-americana US 3.791.397 descreve um sensor de pressão do tipo diafragma, incluindo um meio de ajuste de ponto de regulagem aprimorado que permite a detecção de pressões extremamente baixas enquanto mantém uma regulagem precisa da pressão do ponto de ajuste em um intervalo ou faixa relativamente grande. Geralmente, de acordo com a presente invenção, a unidade de diafragma é montada de forma relativamente fixa em relação ao alojamento e a unidade de orifício é montada de maneira móvel em relação ao alojamento para ajustar o ponto de ajuste.

[007] A patente norte-americana US 4065095 descreve um mecanismo de válvula para tanque de descarga sanitária, acionada manualmente pelo usuário, que apresenta um corpo e uma cobertura definindo uma câmara com válvula e uma com um diafragma, sendo que a primeira apresenta comunicação com a entrada de água, e através da movimentação do diafragma presente na câmera específica, gera um influxo de água de maneira a estabelecer um nível de água.

[008] Diante do estado da técnica, a Depositante desenvolveu um dispositivo de controle de fluidos com proteção para a válvula de diafragma submersível e acionado por pressão, automaticamente, exercida, na qual reduz a possibilidade de danos externos, diminuindo a área útil de sua aplicação, por exemplo, bebedouros.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[009] A presente invenção aqui proposta será melhor visualizada com as figuras anexas:

[010] A figura 1 é uma vista isométrica da presente invenção.

[011] A figura 2 é uma vista explodida da presente invenção.

[012] A figura 3 é uma vista em corte detalhando o canal de passagem de ar.

[013] A figura 4 é uma vista em corte detalhando o canal de saída de fluído.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO [014] A presente patente de modelo de utilidade refere-se a um dispositivo de controle de nível de fluidos (100) compreendendo uma válvula de diafragma submersível (50) acionada por pressão exercida sobre a mesma utilizado no abastecimento de reservatórios e/ou bebedouros, particularmente, em criadouros de animais.

[015] O presente pedido de patente vem atender as necessidades de abastecimento de reservatórios, recipientes ou bebedouros em que seja necessário um controle de nível em que a dita válvula é destinada a deter ou liberar o fluxo de entrada de água ao dito reservatório, se mantendo submersa e podendo ser fixa em qualquer região do reservatório, possibilitando sua aplicação em situações que a válvula de diafragma padrão não são possíveis, por exemplo, a instalação submersa e em que ocorra a necessidade de ocultamento da válvula, no caso de criadouros de animais.

EXEMPLOS

[016] De acordo com as figuras, o dispositivo de controle de nível de fluidos (100) da presente invenção consiste em uma tampa (1) perfurada fixa a uma estrutura (2) em que acomoda uma membrana flexível (6) apoiada sobre um acionador (7) que atua sobre contrapressão de uma mola (8) dentro da câmara de ar (16). A dita tampa (1) perfurada fixada a estrutura (2) forma uma câmara de ar (3), alojando a mola, na qual também é fixo ao corpo principal (4), acomodando a membrana do diafragma (12) acoplado em torno do bico (14).

FUNCIONAMENTO DO DISPOSITIVO

[017] A entrada de fluídos (19) forma um duto de passagem em que o fluido pressiona a membrana do diafragma (12) que se deforma liberando o fluxo até passar pelo orifício de saída (17), e parte desse fluido que concomitantemente também entra pelo bico (14) é liberado pelo bico de saída (11) que está aberto.

[018] Ao atingir o nível que foi ajustado, o fluido entra pelas cavidades (15) da tampa (1) perfurada pressionando, em seguida, a membrana flexível (6) sobre o acionador (7) que pressiona o meio de fixação de ajuste (9) sobre a membrana de vedação (10) que veda o bico de saída (11).

[019] Por conseguinte, a pressão dentro da câmara (18) aumenta e faz com que a membrana do diafragma (12) se expanda e pressione as paredes de vedação (13) interrompendo o fluxo, assim a própria pressão de entrada de fluído é usada em sua vedação.

[020] Quando o nível de fluído dentro do recipiente reduz, a pressão sobre a membrana flexível (6) diminui fazendo com que a contrapressão da mola (8) atue sobre o acionador (7) distanciando o meio de fixação de ajuste (9) da membrana de vedação (10) que se afasta do bico de saída (11) liberando a pressão da câmara (18), assim a membrana do diafragma (12) é vencida pela pressão de entrada de fluido que segue novamente para os orifícios de saída (17) abastecendo novamente o reservatório.

[021] O dispositivo de controle de nível de fluidos (100) pode ser fixo no fundo ou nas laterais dentro de recipientes, opcionalmente, com o auxílio do flange (5), sendo o nível desejado para abastecimento regulado previamente através do meio de fixação de ajuste (9).