Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR ADJUSTABLE PRESSURE CONTROL BETWEEN TWO SERVICE PRESSURES FOR AN OIL/HYDRAULIC PRESSURE LINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/142324
Kind Code:
A1
Abstract:
Device, for opening and closing an oil/hydraulic pressure line, for adjustable pressure control between two service pressures, via a pneumatic inlet, which comprises: a body for coupling the device to the pressure line; a positioning shaft; a seal mounted so as to move longitudinally along the positioning shaft, in order to close the pressure line; a piston mounted so as to move along the interior of said body; a compression spring mounted between said seal and said piston, in order to exert pressure on the seal; a pneumatic inlet for exerting pressure on said piston with a view to closing the pressure line; an adjustable nut for adjusting said first position of the piston so as to refine the first pressure. The body may have a screw thread and be configured so that the distance between said body and the pressure line is adjustable in order to adjust said second position of the piston so as to refine the second pressure.

More Like This:
Inventors:
DA SILVA BERNARDES RUI JORGE (PT)
Application Number:
PCT/IB2018/050646
Publication Date:
August 09, 2018
Filing Date:
February 01, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ABER EMBRAIAGENS E COMANDOS HIDRAULICOS ANTONIO BERNARDES LDA (PT)
International Classes:
F16K31/122; F15B13/02; F16K17/06
Foreign References:
PT10887U2013-11-15
GB723828A1955-02-09
US20150102252A12015-04-16
CN104533600A2015-04-22
US20130239570A12013-09-19
Other References:
None
Attorney, Agent or Firm:
TEIXEIRA DE CARVALHO, Anabela (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

Dispositivo controlador de pressão para abrir e fechar uma linha de pressão óleo- hidráulica, regulável entre uma primeira e uma segunda pressão de serviço, através de uma entrada pneumática, que compreende:

um corpo para acoplar o dispositivo à linha de pressão;

um veio posicionador;

um vedante montado para se mover longitudinalmente ao longo do veio posicionador, para fechar a linha de pressão numa posição mais distai relativamente ao referido corpo;

um êmbolo montado para se mover ao longo do interior do referido corpo;

uma mola de pressão montada entre o referido vedante e o referido êmbolo, para exercer pressão sobre o vedante no sentido de fechar a linha de pressão;

uma entrada pneumática para exercer pressão sobre o referido êmbolo, para deslocar o referido êmbolo entre uma primeira e uma segunda posição no sentido de fechar a linha de pressão;

um perno ajustável entre o referido corpo e o referido êmbolo para ajustar a referida primeira posição do êmbolo de forma a afinar a primeira pressão.

Dispositivo controlador de pressão de acordo com a reivindicação anterior, em que o referido êmbolo está montado para se mover longitudinalmente ao longo do veio posicionador.

Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o corpo é roscado e está configurado para que distância entre o referido corpo e a linha de pressão seja ajustável para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão.

4. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o corpo é roscado e compreende uma porca para roscar no corpo roscado para ajustar a distância entre o referido corpo e a linha de pressão para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão.

5. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende uma tampa na qual está montada a referida entrada pneumática.

6. Dispositivo controlador de pressão de acordo com a reivindicação anterior, que define um bombito de ar que compreende a tampa, êmbolo e a parte do corpo que aloja o referido êmbolo.

7. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o vedante compreende um pino ou esfera de vedação.

8. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o fluido da linha de pressão é óleo hidráulico.

9. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, que compreende um reservatório para recolher o fluido da linha de pressão em excesso.

10. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, configurado para o perno ser ajustável para ajustar a referida primeira posição do êmbolo de forma a afinar a primeira pressão, quando a referida entrada pneumática está despressurizada.

11. Dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, configurado para distância entre o referido corpo e a linha de pressão seja ajustável para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão, quando a referida entrada pneumática está pressurizada.

12. Sistema óleo-hidráulico, válvula basculante, ou válvula de segurança que compreende o dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.

Description:
D E S C R I Ç Ã O

DISPOSITIVO CONTROLADOR DE PRESSÃO REGULÁVEL ENTRE DUAS PRESSÕES DE SERVIÇO PARA UMA UNHA DE PRESSÃO ÓLEO-HIDRÁULICA

Domínio técnico

[0001] A presente divulgação diz respeito a um dispositivo controlador de pressão, nomeadamente em circuitos óleo-hidráulicos que necessitem de pelo menos duas pressões distintas para poderem operar, i.e. um dispositivo de dupla afinação. Este dispositivo atua sobre a linha de pressão e permite a afinação de cada uma das pressões diminuindo as avarias e aumentando a sensibilidade e precisão do dispositivo.

[0002] O dispositivo descrito na presente divulgação pode ser acoplado em sistemas hidráulicos que incluam pelo menos dois circuitos hidráulicos independentes, em particular válvulas basculantes ou válvulas de segurança.

Antecedentes

[0003] Nos dispositivos atuais os comandos que atuam a uma segunda pressão são manuais, o que obriga o operador do sistema, quando necessário, a deslocar-se perto do limitador, e efetuar a mudança de pressão manualmente ou, em alternativa, apenas conseguem controlar uma das pressões.

[0004] O presente dispositivo permite que essa mesma mudança seja operada remotamente, por exemplo, dentro da cabine do camião, pelo acionamento de um comando pneumático, o que torna o dito dispositivo muito mais cómodo e acessível ao operador e ainda controlar cada uma das pressões de forma precisa. [0005] Contrariamente ao estado da técnica, a presente divulgação permite controlar as duas pressões de forma precisa, diminuindo as necessidades de manutenções dos aparelhos em que está incorporado.

Descrição Geral

[0006] A presente divulgação descreve um dispositivo controlador de pressão, nomeadamente em circuitos óleo-hidráulicos que necessitem de pelo menos duas pressões distintas para poderem operar, em particular válvulas basculantes ou válvulas de segurança. Este dispositivo atua sobre a linha de pressão e permite a sua operação diretamente, afinando cada uma das pressões diminuindo as avarias e aumentando a sensibilidade e precisão do dispositivo.

[0007] Um aspeto da presente divulgação descreve um dispositivo controlador de pressão para aparelhos com pelo menos duas pressões de serviço que compreende: um veio posicionador;

pelo menos vedante que se move longitudinalmente ao longo do veio posicionador;

uma mola de pressão que uma vez acionada controla a pressão a que o vedante abre;

um êmbolo que não se encontra solidário com o referido veio posicionador; um acessório de entrada de ar;

um bombito incorporado no corpo do referido dispositivo que compreende uma tampa;

um fluido de compressão;

um perno para afinar uma primeira pressão;

uma porca para afinar uma segunda pressão. [0008] O dispositivo controlador de pressão para aparelhos com pelo menos duas pressões de serviço, em particular válvulas basculantes ou válvulas de segurança, permite afinação das duas pressões no dispositivo pelo utilizador; em uma primeira pressão é controlada/afinada pelo perno e a segunda pressão controlada/afinada pela porca sendo possível afinar a diferença entre ambas. Para tal basta pressurizar com ar o dispositivo e afinar a segunda pressão na porca, depois retirar o ar e afinar a primeira pressão no perno.

[0009] Desta forma ambas as pressões são afináveis independentemente da outra em questão, o diferencial de pressão também pode ser controlado, aumentando a operação e precisão do dispositivo.

[0010] Torna-se importante controlar as duas pressões quando a mesma válvula opera dois sistemas com requisitos de pressão diferentes, tais como, cilindro frontal e piso móvel ou cilindro frontal e grua.

[0011] Numa realização preferencial, o dispositivo poderá ainda possuir um reservatório para recolher o fluido de compressão em excesso.

[0012] Descreve-se um dispositivo controlador de pressão para abrir e fechar uma linha de pressão óleo-hidráulica, regulável entre uma primeira e uma segunda pressão de serviço, através de uma entrada pneumática, que compreende: um corpo para acoplar o dispositivo à linha de pressão;

um veio posicionador;

um vedante montado para se mover longitudinalmente ao longo do veio posicionador, para fechar a linha de pressão numa posição mais distai relativamente ao referido corpo;

um êmbolo montado para se mover ao longo do interior do referido corpo; uma mola de pressão montada entre o referido vedante e o referido êmbolo, para exercer pressão sobre o vedante no sentido de fechar a linha de pressão;

uma entrada pneumática para exercer pressão sobre o referido êmbolo, para deslocar o referido êmbolo entre uma primeira e uma segunda posição no sentido de fechar a linha de pressão;

um perno ajustável entre o referido corpo e o referido êmbolo para ajustar a referida primeira posição do êmbolo de forma a afinar a primeira pressão.

[0013] De acordo com uma realização, o referido êmbolo está montado para se mover longitudinalmente ao longo do veio posicionador.

[0014] De acordo com uma realização, o corpo é roscado e está configurado para que distância entre o referido corpo e a linha de pressão seja ajustável para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão.

[0015] De acordo com uma realização, o corpo é roscado e compreende uma porca para roscar no corpo roscado para ajustar a distância entre o referido corpo e a linha de pressão para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão.

[0016] Uma realização compreende uma tampa na qual está montada a referida entrada pneumática.

[0017] De acordo com uma realização, o dispositivo controlador de pressão define um bombito de ar que compreende a tampa, êmbolo e a parte do corpo que aloja o referido êmbolo. [0018] De acordo com uma realização, o vedante compreende um pino ou esfera de vedação.

[0019] De acordo com uma realização, o fluido da linha de pressão é óleo hidráulico.

[0020] Uma realização compreende um reservatório para recolher o fluido da linha de pressão em excesso.

[0021] De acordo com uma realização, o dispositivo controlador de pressão está configurado para que o perno seja ajustável para ajustar a referida primeira posição do êmbolo de forma a afinar a primeira pressão, quando a referida entrada pneumática está despressurizada.

[0022] De acordo com uma realização, o dispositivo controlador de pressão está configurado para que a distância entre o referido corpo e a linha de pressão seja ajustável para ajustar a referida segunda posição do êmbolo de forma a afinar a segunda pressão, quando a referida entrada pneumática está pressurizada.

[0023] Descreve-se ainda um sistema óleo-hidráulico, válvula basculante, ou válvula de segurança que compreende o dispositivo controlador de pressão de acordo com qualquer uma das realizações descritas.

Breve Descrição das Figuras

[0024] Para uma mais fácil compreensão da invenção juntam -se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais do invento que, , contudo, não pretendem, limitar o objeto da presente invenção. Figura 1: Representação em corte do dispositivo, posicionado na primeira pressão, onde os números de referência representam:

1 - Vedante;

2 - Mola de pressão;

3 - Corpo do limitador;

4 - Veio posicionador;

5 - Embolo;

6 - Tampa do bombito de ar;

7 - Acessório de entrada de ar;

8 - Mecanismo de afinação da segunda pressão;

9 - Mecanismo de afinação da primeira pressão;

14 - Linha de pressão.

Figura 2: Representação em corte do dispositivo, posicionado na primeira pressão e atuado, onde os números de referência representam:

1 - Vedante;

2 - Mola de pressão;

3 - Corpo do limitador;

4 - Veio posicionador;

5 - Embolo;

6 - Tampa do bombito de ar;

7 - Acessório de entrada de ar;

8 - Mecanismo de afinação da segunda pressão;

9 - Mecanismo de afinação da primeira pressão;

14 - Linha de pressão.

Figura 3: Representação em corte do dispositivo, posicionado na segunda pressão e atuado, onde os números de referência representam:

1 - Vedante; 2 - Mola de pressão;

3 - Corpo do limitador;

4 - Veio posicionador;

5 - Embolo;

6 - Tampa do bombito de ar;

7 - Acessório de entrada de ar;

8 - Mecanismo de afinação da segunda pressão;

9 - Mecanismo de afinação da primeira pressão;

14 - Linha de pressão.

Descrição detalhada

[0025] A presente divulgação diz respeito a um dispositivo controlador de pressão para aparelhos com pelo menos duas pressões de serviço, por comando a ar ou elétrico, do tipo dos aplicados em sistemas que necessitem de pelo menos duas pressões de serviço, por exemplo, sistemas óleo-hidráulicos, válvulas basculantes ou válvulas de segurança e para executarem pelo menos dois circuitos hidráulicos diferentes.

[0026] Dispositivo controlador de pressão para aparelhos com pelo menos duas pressões de serviço (3), que compreende: um veio posicionador (4);

pelo menos vedante (1) que se move longitudinalmente ao longo do veio posicionador (4);

uma mola de pressão (2) que uma vez acionada controla a pressão a que o vedante (1) abre;

um êmbolo (5) que não se encontra solidário com o referido veio posicionador (4);

um acessório de entrada de ar (7); um bombito incorporado no corpo (3) do referido dispositivo que compreende uma tampa (6);

um fluido de compressão;

um perno (9) para afinar uma primeira pressão;

uma porca (8) para afinar uma segunda pressão.

[0027] Na presente divulgação, o êmbolo não se encontra solidário com o veio posicionador o que conduz à possibilidade da pressão exercida fazer movimentar o pino ou esfera de vedação e a mola de pressão ao longo do veio posicionador.

[0028] Numa realização, dado que o êmbolo não está solidário com o veio posicionador, ele mantém-se posicionado junto da tampa do bombito de ar. Desta forma, a pressão exercida pelo fluido será compensada pelo movimento vedante fazendo com que o excesso de fluido seja libertado adequadamente. Caso seja necessária mais pressão no dispositivo de forma a contrariar mais pressão de fluido é atuada a 2^ posição, sendo introduzido ar através do acessório de entrada de ar empurrando o êmbolo ao longo do veio posicionador no sentido oposto ao do fluido.

[0029] Numa realização, quando na linha de pressão (14) se excede a pressão para a qual o dispositivo se encontra afinado, é libertado um fluído de compressão, por exemplo óleo, através da passagem gerada pelo curso do elemento de vedação (1), que se move longitudinalmente ao longo do veio posicionador (4) quando atuado pelo óleo em pressão excessiva. A pressão estabiliza quando o elemento de vedação (1) é atuado e volta a fechar pela atuação de mola de pressão (2). Para aumentar a pressão, à qual o dispositivo liberta o óleo e estabiliza a pressão na linha de pressão (14), deve ser aplicado ar no bombito incorporado no corpo (3) através do acessório de entrada de ar (7). Com o ar dentro do bombito à pressão mínima exigida, é criada a força necessária sobre o êmbolo (5) que por sua vez efetua a mesma força sobre a mola (2) através do percurso do veio posicionador (4). [0030] Numa realização, acionado através da ação da pressão exercida pela entrada de óleo no elemento de vedação (1) o dispositivo permitirá controlar dita pressão, numa primeira fase pelo movimento da esfera ou pino devido à contração da mola de pressão (2) e libertando o fluido de compressão em excesso, por exemplo óleo para um reservatório e voltando de novo à posição inicial pela ação da mola (2). Refira-se que na segunda posição, o dispositivo limitador já só será atuado a uma pressão mais elevada que a primeira, ou seja, para que o elemento de vedação (1) se mova é necessário existir na linha de pressão (14), uma pressão mais elevada que a que havia na primeira posição.

[0031] Numa realização, o dispositivo pode ser afinado da segunda para a primeira pressão. A porca (8) permite afinar a segunda pressão através de um sistema de rosca com o corpo (3), para tal, basta pressurizar camará traseira através da entrada de ar (7) e roscar o conjunto no alojamento através da rosca frontal do corpo (3) até chegar à pressão pretendida para como segunda pressão.

[0032] Numa realização, quando a pressão desejada for atingida a porca (8) pode ser apertada contra a face do alojamento, garantindo o atravancamento e fixação do conjunto através o corpo (3). Após a segunda pressão estar afinada podemos despressurizar o ar da camará traseira e afinar a primeira pressão no perno (9) através de um sistema de rosca com a tampa (6).

[0033] Este sistema de afinação é mais preciso, anula qualquer desvio na produção dos componentes tornando a produção mais barata, permite também adquirir molas com menor precisão tornando a sua aquisição mais barata e corrente, bem como, afinar o diferencial entre primeira e segunda pressão, que muitas vezes é diferente de utilizador/utilizador.

[0034] As realizações atrás descritas são combináveis entre si. A presente invenção não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações descritas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma e de substituições de características técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, tal como definido nas reivindicações anexas. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais.