Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT INCORPORATED INTO A FRONTAL ADAPTOR FOR A TANK
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/046913
Kind Code:
A1
Abstract:
The utility model relates to an arrangement incorporated into a frontal adaptor (7), which is characterized by the component having a quick-fit nut (10), with arrangements that confer resilience thereon, and means for fixing to a tank (11), and which is inserted via an aperture (12) previously made in the outside of the tank. In sequence, a flanged component (8), for connecting with the pipe, and a sealing element (9) are threaded onto the quick-fit nut (10), likewise on the outside of the tank (11), until the seal is sufficiently compressed to guarantee sealing against leakage of water from the tank (11).

Inventors:
GRIGULL WALTER (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/000107
Publication Date:
March 14, 2019
Filing Date:
September 11, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MEXICHEM BRASIL INDUSTRIA DE TRANSF PLASTICA LTDA (BR)
International Classes:
F16L33/00
Foreign References:
US5909902A1999-06-08
US20080265571A12008-10-30
US20030193190A12003-10-16
BR7201175U1994-03-08
US4951391A1990-08-28
Attorney, Agent or Firm:
GRUENBAUM, POSSINHAS & TEIXEIRA LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
/046913

7

REIVINDICAÇÃO

1. Disposição introduzida em adaptador frontal para reservatórios CARACTERIZADA POR compreender uma porca de engate rápido (10) configurada por um trecho (10a) com rosca interna e outro trecho compreendido por diversos cortes longitudinais (10b) contornando toda extensão do diâmetro, intercalando segmentos retos (10c) de terminais com borda externa (10d) e com segmentos em formato de cunha (10e), finalizados por uma face plana como batente (10f), um pequeno trecho de perfil cilíndrico (10g); e, opcionalmente, uma configuração adicional dos segmentos de terminais com borda externa (13) que apresentam uma geometria semi-cilíndrica tubular.

Description:
DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ADAPTADOR FRONTAL PARA

RESERVATÓRIOS CAMPO DE APLICAÇÃO

O presente modelo de utilidade se insere no campo de aplicação da engenharia e, mais especificamente, na área de artigos para construção civil, uma vez que se refere ao desenvolvimento de uma disposição introduzida em adaptador frontal para reservatórios, para ligação de tubos de condução de fluidos, tanto para entrada como saída, a reservatórios de líquidos, sendo também utilizado para conectar a válvula de controle de entrada de fluido no reservatório.

ESTADO DA TÉCNICA

Um Adaptador para reservatórios é composto em sua maioria de três componentes, sendo uma peça principal com corpo cilíndrico e flange, uma porca com flange e uma vedação. Para sua instalação, é necessário que o corpo cilíndrico seja inserido pelo iado externo ou interno do reservatório, por uma furação previamente aberta para esta finalidade, e sobre o qual a porca fiangeada deve ser rosqueada pelo iado oposto ao qual esta peça foi inserida.

A instalação do adaptador para reservatórios requer uma ação praticamente simultânea, inserir o corpo pelo lado externo e roscar a porca pelo lado interno. Quando a instalação for feita em um reservatório aberto e de pouca altura ou próximo à borda superior, esta ação é facilmente realizada. No entanto, quando sua instalação é prevista acontecer em reservatórios de maior altura, reservatórios parcialmente fechados, ou fechados onde não é possível alcançar o ponto de instalação simultaneamente com os dois braços, a operação de instalação passa a requer a mão de obra de duas pessoas ou algum dispositivo para calçar o corpo para que a porca possa ser rosqueada. Incluem-se ainda as ocasiões onde seja necessário que o instalador entre no reservatório, que pode ser uma ação complexa, dependendo de onde o reservatório está instalado. O presente modelo de utilidade prevê a eliminação das dificuldades encontradas na instalação do adaptador em um reservatório, onde seja necessária a operação de montagem simultânea de componentes, tanto peio lado externo como interno. Por este motivo foi desenvolvido o adaptador frontal que é disposto de elementos que permitem sua instalação tão somente por um dos lados do reservatório, ou seja, preferencialmente pelo lado externo.

Documentos do estado da técnica

O pedido de patente MU7201175 refere-se a um dispositivo de fixação tipo conexão cuja forma de instalação em reservatório é igual ao dos modelos tradicionais e, portanto, não entra em conflito com a presente disposição. Neste caso a inovação está na porca que é formada de duas partes, sendo uma a porca propriamente dita e outra o flange e que são encaixadas uma na outra por alojamento semiesférico, o que permite uma compensação de irregularidades, como desvios ou variação significativa de espessura da parede do reservatório.

O pedido de patente MU8902776 descreve uma conexão múltipla com válvula para caixas d'água que prevê a ligação simultânea de mais de um tubo e também uma válvula, mas não tem recursos suficientes para ser instalado diretamente ao reservatório sem um adaptador para reservatórios.

O pedido de patente PI0403153 refere-se ao

aperfeiçoamento introduzido em adaptador para caixa d'agua que consiste em um adaptador em reservatórios com instalação no modelo tradicional, tendo como diferencial uma válvula (registro) que integra a conexão e dispõe de recursos para movimentação angular.

Objetivos e vantagens O presente modelo de utilidade tem por objetivo uma nova disposição em um adaptador provido de meios para que permitam sua instalação em um reservatório tão somente pelo lado externo.

BREVE DESCRIÇÃO

O modelo de utilidade se refere a uma disposição introduzida em adaptador frontal (7) que é caracterizada por ter o componente, porca de engate rápido (10), com disposições que lhe conferem elasticidade e meios de fixação a um reservatório (1 ), e que é introduzida a partir de uma abertura (12) previamente realizada pelo lado externo do reservatório ( 1). Na sequencia um componente flangeado (8), para ligação com a tubulação, e um elemento de vedação (9) são rosqueados à porca de engate rápido (10), também pelo lado externo do reservatório, até que a vedação esteja suficientemente comprimida para garantir a vedação contra vazamento de água do reservatório ( 1). O adaptador frontal (7) proposto utiliza alguns elementos tradicionais da técnica e substitui o componente que era montado internamente no reservatório peia porca de engate rápido (10), passando este a também ser instalado a partir do lado externo.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A Figura 1 mostra um adaptador tradicional em vista perspectiva explodida, na versão mais conhecida do estado da técnica.

A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva do adaptador tradicional instalado em um reservatório e conectado a um tubo.

A Figura 3 mostra uma vista lateral da operação de montagem do adaptador tradicional em um reservatório e a vista em detalhe.

A Figura 4 mostra uma vista lateral com o adaptador tradicional instalado em reservatório e a vista em detalhe.

A Figura 5 mostra o adaptador frontal proposto em vista

perspectiva explodida.

As Figuras 6 e 6a mostram uma vista em perspectiva da porca de engate rápido. A Figura 7 mostra uma vista em perspectiva da porca de engate rápido posicionada para a instalação em um reservatório.

A Figura 8 mostra uma vista lateral em corte da porca de engate rápido com partes colapsadas durante a operação de montagem.

A Figura 9 mostra uma vista lateral em corte da porca de engate rápido instalada no reservatório.

A Figura 10 mostra uma vista lateral em corte do adaptador frontal proposto instalado em reservatório.

A Figura 11 mostra uma vista em perspectiva da porca de engate rápido com configuração adicional dos terminais com borda externa.

A Figura 11 A mostra uma vista lateral em corte da porca de engate rápido com configuração adicional dos terminais com borda externa.

A Figura 12 mostra uma vista lateral em corte da porca de engate rápido instalada no reservatório de parede de menor espessura.

A Figura 3 mostra uma vista lateral em corte da porca de engate rápido instalada no reservatório de parede de maior espessura.

DESCRIÇÃO DETALHADA

Sequencia de montagem do adaptador tradicional (1 ): O corpo flangeado (2) e a vedação (4) são inseridos frontalmente pela abertura previamente realizada no reservatório (5). Na sequencia a porca flangeada (3) é rosqueada sobre o corpo flangeado (2), pelo lado interno do reservatório (5), e apertado, por torque, até que a vedação (4) esteja suficientemente comprimida para garantir a estanqueidade, conforme mostrado na Figura 4.

Conforme Figura 5, o adaptador frontal proposto (7) é composto por um elemento de conexão flangeado (8), com bolsa (8a) para ligar a tubulação e uma extensão cilíndrica com rosca externa (8b), um anel de vedação (9) e a porca de engate rápido (10). Conforme as Figuras 6 e 6a, a porca de engate rápido (10) é configurada por um trecho (10a) com rosca interna e outro trecho, previsto para conferir elasticidade à peça, compreendido por diversos cortes

longitudinais (10b) contornando toda extensão do diâmetro, intercalando segmentos retos ( 0c) de terminais com borda externa ( 0d) (Função: limitar a profundidade de montagem) e com segmentos em formato de cunha (10e), finalizados por uma face plana como batente (10f), um pequeno trecho de perfil cilíndrico ( 0g) previsto para funcionar como guia e posicionador, quando instalado no reservatório; e, opcionalmente, uma configuração adicional dos segmentos de terminais com borda externa (13), Figuras 11 e 11a, que apresentam uma geometria semi-cilíndrica tubular.

Sequencia de montagem: O adaptador frontal (7), Figura 5, é instalado no reservatório (11 ) conforme Figuras 7 a 10, inserindo primeiramente a porca de engate rápido (10) na abertura (12),

previamente realizada (Figura 7), pressionando-a de forma que, ao passar pela abertura (12), e devido aos rasgos longitudinais (10b) que conferem a elasticidade na região dos segmentos em formato de cunha ( 0e) e demostrado na Figura 8, permitem a sua passagem, os quais, logo após a passagem pela abertura, Figura 9, se expandem novamente até o trecho com redução abrupta, de perfil cilíndrico (10g), definindo sua posição de alojamento, limitado pelo batente (10f), que impede seu retorno e os terminais com borda externa (10d). Na sequencia, o corpo flangeado (8), junto com a vedação (9), é inserido e rosqueado na porca de engate rápido (10) e apertado, por torque, até que a vedação (9) esteja

suficientemente comprimida para garantir a estanqueidade, cuja configuração de montagem é mostrada na Figura 10.

Configuração adicional

Trata-se da porca de engate rápido (10), diferindo construtivamente apenas nos segmentos de terminais com borda externa (10d). Nesta configuração, retratado nas figuras 11 e 11a, os segmentos de terminais com borda externa (13) da porca de engate rápido ( 0), além de continuar na mesma função de limitar a profundidade de montagem, apresenta um desenho diferenciado que permite que a peça seja instalada em uma maior variedade de espessuras de parede de reservatórios (Figuras 12 e 13). O procedimento de montagem também permanece o mesmo. A funcionalidade desta configuração é caracterizada pelo fato de que os segmentos de terminais com borda externa (13) apresentam uma geometria semi-cilíndrica tubular que lhe confere elasticidade suficiente, deformando-se o necessário para se acomodar espessuras maiores de parede de reservatório, conforme Figura 13.