Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TRIPOD COMB
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/040315
Kind Code:
A1
Abstract:
The following abstract of invention relates to the development of a tripod comb, constructed on the basis of a ternary structure with projections separated angularly from one another, wherein the three projections (1, 2 and 3) are separated by a 120º angle, wherein the widest projection (1) is used for making the teeth (4), and the two narrower projections (2 and 3) are identical and define the formation of a lower support member, and wherein the base (5) is the result of the confluence of these projections (1, 2 and 3), by the absence of a cable.

Inventors:
KAWASAKI CARL (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050268
Publication Date:
February 29, 2024
Filing Date:
August 21, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
KAWASAKI CARL (BR)
International Classes:
A45D24/02
Foreign References:
BR302022003527S1
US5865191A1999-02-02
BR8905943A1990-08-21
CN211984225U2020-11-24
Attorney, Agent or Firm:
DENIG, Edmila (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1 - PENTE TRÍPODE, caracterizado por compreender três projeções (1 , 2 e 3) separadas entre si por ângulo de 120Q, onde a projeção mais larga (1 ) é utilizada para confecção dos dentes (4), as duas mais estreitas (2 e 3) são idênticas e definem a formação de um apoio inferior, sendo que a base (5) é resultante da confluência destas projeções (1 , 2 e 3), pela ausência de um cabo.

2- PENTE TRÍPODE, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado por ditas três projeções (1 , 2 e 3) formarem curvas orgânicas determinando as trípodes, de modo que as duas projeções da base (2 e 3) geram um vale (6) e linhas de apoio geradas pelas arestas curvas (7 e 8), enquanto a projeção mais larga (1 ) é definida pelas laterais altas e curvas (9 e 10), onde estas laterais correspondem as laterais dos dentes (4) do pente.

3- PENTE TRÍPODE, de acordo com a reivindicação 2 e caracterizado por referidas projeções (1 , 2 e 3) serem curvas em relação a transversalidade e também são curvas no sentido longitudinal, determinando o formato curvo de todo o pente, resultando que a projeção mais larga (1 ), onde estão os dentes (4), apresente uma curvatura harmônica com as extremidades (1 1 e 12) mais altas do que a parte central gerando dentes mais baixos (13 e 14) do que os outros.

4- PENTE TRÍPODE, de acordo com a reivindicação 3 e caracterizado por devido à ausência de cabo e pelo formato da base (5) o pente pode ser disposto sobre a dita base (5) ficando vertical izado (em pé), sem que os dentes toquem à superfície molhada de uma pia, por exemplo.

5- PENTE TRÍPODE, de acordo com a reivindicação 4 e caracterizado por outra possibilidade é valer-se das arestas curvas (7 e 8) servindo como apoio do pente.

Description:
PENTE TRÍPODE

CAMPO TÉCNICO

[001] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere ao desenvolvimento de um pente trípode, construído a partir de uma estrutura ternária com projeções angularmente separadas entre si, onde duas destas projeções são iguais e a terceira projeção é maior, possibilitando que o pente fique em pé com os dentes afastados de superfícies molhadas.

ANTECEDENTES DA INVEÇÃO

[002] O pente é um utensílio formado por numerosos dentes mais ou menos finos, muito próximos uns dos outros, presos a uma haste ou barra, com o qual se penteiam ou desembaraçam os cabelos. Essa definição clássica de pente remete a um instrumento da antiguidade, cuja origem se perdeu no tempo, tendo surgido em momentos diversos em diferentes culturas, tais como na China, Egito, índia, Mesopotâmia etc.

[003] Independente de sua origem, o pente evoluiu pouco nestes milênios, mantendo sua forma tradicional laminar.

[004] Existem algumas variações nesta forma, como no caso do documento KR20140060771 que divulga um pente de puxar. O pente de puxar de acordo com a presente invenção inclui: uma pega; uma unidade de suporte com uma extremidade conectada à alça; e múltiplos dentes do pente incluindo uma extremidade conectada à outra extremidade da unidade de suporte e salientes na direção que cruza a superfície superior da unidade de suporte. Os múltiplos dentes do pente estão dispostos paralelamente à outra extremidade da unidade de suporte. A unidade de suporte tem uma forma selecionada de uma forma quadrada, uma forma triangular ou uma forma semicircular.

[005] Um pente com hastes triangulares é descrito no PI8404999-0, cuja base ou barra um tanto alargada, é dotado de uma pluralidade de dentes que são dispostos de modo oblíquo em relação à linha de eixo longitudinal da barra, dentes esses que nascem geralmente largos junto à base e se afilam e inclinam transversalmente à medida que avançam no sentido da sua extremidade livre, que pode ser aguçada ou não.

[006] O documento US3409029 revela um corpo em forma de Y em que a haste do Y compreende uma alça alongada e incluindo, uma pluralidade de dentes em relação oposta e dispostos ao longo da primeira e segunda bordas internas das pernas divergentes do referido corpo em forma de Y; um terceiro membro de perna com dentes em fileiras paralelas em ambas as bordas longitudinais do referido terceiro membro de perna e disposto de modo a unir as primeira e segunda pernas divergentes, os dentes no lado interno do referido terceiro membro de perna sendo adjacentes aos dentes do primeiro e membros da segunda perna de modo a formar substancialmente um triângulo.

PROBLEMAS DA TÉCNICA

[007] Um dos grandes inconvenientes dos pentes é sua forma laminar, de modo que ao se colocar o pente sob um balcão, cômoda ou pia, os dentes ficam em contato direto com a superfície do móvel. Quando em superfícies molhadas, o pente fica encharcado, pois não tem como deixa-lo em pé.

SOLUÇÃO PROPOSTA

[008] Assim, devido às considerações pertinentes aos problemas da técnica anteriormente levantados, é um dos objetivos da presente invenção ora proposta, desenvolver um pente para cabelos que não tenha o formato laminar e que possa ficar “em pé” com seus dentes afastados da superfície do móvel. Para poder realizar isto, foi criado um formato diferenciado do pente, onde não existe cabo para segurá-lo, compreendendo três projeções separadas entre si por determinado ângulo, sendo duas destas projeções idênticas e a terceira mais comprida, de onde se projetam os dentes.

[009] Com este formato de trípode, o pente pode ficar apoiado em pé, sem que entre em contato com a superfície molhada da pia, por exemplo, evitando a contaminação, mas preservando as estruturas primordiais necessárias para possibilitar a função de pentear os cabelos.

[010] Contando com outro diferencial em sua configuração, que é a ausência de cabo, tornando-o um artigo compacto e pratico no seu transporte e alojamento em pequenos espaços.

DESCRIÇÃO

[01 1] A caracterização do presente modelo de utilidade é feita por meio de figuras e imagem representativas da disposição construtiva aplicada em filtro, de tal modo que o produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.

[012] A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde a mesma esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.

[013] Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado:

- A FIGURA 01 mostra uma perspectiva do pente com ênfase à sua extremidade distai à base;

- A FIGURA 02 mostra uma perspectiva do pente com ênfase à base;

- A FIGURA 03 mostra a vista superior do pente;

- A FIGURA 04 mostra a vista inferior do pente;

- A FIGURA 05 mostra a vista lateral direita; e

- A FIGURA 06 mostra a vista lateral esquerda.

[014] O pente compreende três projeções (1 , 2 e 3) separadas entre si por ângulo de 120 , onde a projeção mais larga (1 ) é utilizada para confecção dos dentes (4), as duas mais estreitas (2 e 3) são idênticas e definem a formação de um apoio inferior, sendo que a base (5) é resultante da confluência destas projeções (1 , 2 e 3), pela ausência de um cabo.

[015] As três projeções (1 , 2 e 3) formam curvas orgânicas determinando as trípodes, de modo que as duas projeções da base (2 e 3) geram um vale (6) e linhas de apoio geradas pelas arestas curvas (7 e 8), enquanto a projeção mais larga (1 ) é definida pelas laterais altas e curvas (9 e 10), onde estas laterais correspondem as laterais dos dentes (4) do pente.

[016] As três projeções (1 , 2 e 3) são curvas em relação a transversalidade e também são curvas no sentido longitudinal, determinando o formato curvo de todo o pente, resultando que a projeção mais larga (1 ), onde estão os dentes (4), apresente uma curvatura harmônica com as extremidades (1 1 e 12) mais altas do que a parte central gerando dentes mais baixos (13 e 14) do que os outros.

[017] Devido à ausência de cabo e pelo formato da base (5) o pente pode ser disposto sobre a dita base (5) ficando verticalizado (em pé), sem que os dentes toquem à superfície molhada de uma pia, por exemplo.

[018] Outra possibilidade é valer-se das arestas curvas (7 e 8) servindo como apoio do pente. Estas arestas, por serem curvas, e por estarem separadas entre si por determinado ângulo (120 Q ), servem como base ao pente, quando ele fica disposto sobre uma mesa, impedindo que os dentes se molhem.