Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR SUPPORTING AND TENSIONING CHAINS, BELTS AND THE LIKE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/082281
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a system (S) for supporting and tensioning chains or other transmission and/or conveyance elements installed on a machine (M). The system (S) includes a guide device (D) for the gripper and conveyor chain (M1), in which the movement of the guide device (D) corresponds to the movement of the bearings (M2). The guide device (D) includes an element (D1) for supporting and protecting a longitudinal contact element (D2), in which the support and protection element (D1) is coupled to the bearings (M2), while the longitudinal contact element (D2) is used to guide and constantly pressurize an appropriate segment of the gripper and conveyor chain (M1). The system (S) also includes an automatic tensioning unit (C) provided with a pressure element (C1).

Inventors:
TIECHER MAURO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050002
Publication Date:
April 28, 2022
Filing Date:
January 01, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TIECHER MAURO (BR)
International Classes:
A22C17/00; A22C18/00; A23P10/00
Foreign References:
CN210153162U2020-03-17
CN103749637A2014-04-30
CN101773275A2010-07-14
BR8704238A1989-02-21
CN201341383Y2009-11-11
CN201830824U2011-05-18
Attorney, Agent or Firm:
DUZ, Eliane (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, sendo o sistema (S) instalado em uma máquina (M), a qual é dotada de mancais (M2) de engrenagens periféricas (M3) que movimentam uma corrente agarradora e transportadora (M1), caracterizado por compreender um dispositivo guia (D) da corrente agarradora e transportadora (M1), sendo que o deslocamento do dispositivo guia (D) é correspondente ao deslocamento dos mancais (M2).

2 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o dispositivo guia (D) compreender um elemento de sustentação e proteção (D1) de um elemento de contato longitudinal (D2), sendo que o elemento de sustentação e proteção (D1) é acoplado nos mancais (M2).

3 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o elemento de sustentação e proteção (D1) compreender um segmento de suporte (D10) dotado de extremidades de acoplamento (D11) nos mancais (M2).

4 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 3, caracterizado por o elemento de contato longitudinal (D2) compreender um corpo de contato (D20) dotado de um canal inferior contínuo (D21) de assentamento da corrente agarradora e transportadora (M1).

5 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com as reivindicações 3 e 4, caracterizado por o corpo de contato (D20) compreender regiões inferiores de conexão (D200) com regiões superiores de conexão (D100) do segmento de suporte (D10).

6 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por cada região superior de conexão (D100) ser fixada junto a uma região inferior de conexão (D200) por meio de um elemento de fixação (D3). 7 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTE”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 3 a 6, caracterizado por o dispositivo guia (D) compreender elementos de proteção (D4) do encaixe das extremidades de acoplamento (D11) nos mancais (M2).

8 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, sendo o sistema (S) instalado em uma máquina (M), a qual é dotada de eixos (M4) de engrenagens (M5), as quais são interligadas entre si por pelo menos um elemento de transmissão (M6), em que pelo menos um dos eixos (M4) pode ser deslocado para ajuste de posição, caracterizado por compreender um conjunto esticador automático (C) dotado de um elemento pressionador (C1) de contato e pressionamento constante de pelo menos um elemento de transmissão (M6) de posicionamento variável conforme cada eixo (M4) é deslocado.

9 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o conjunto esticador automático (C) compreender uma base estática (C2) de fixação na máquina (M) e de acoplamento de uma base móvel (C3) de sustentação do elemento pressionador (C1).

10 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o conjunto esticador automático (C) compreender um elemento elástico (C5) de movimentação controlada da base móvel (C3) em relação a base estática (C2).

11 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a base estática (C2) compreender um primeiro nicho (C21) de instalação de um primeiro segmento de acoplamento (C50) do elemento elástico (C5); a base móvel (C3) compreender um segundo nicho (C30) de instalação de um segundo segmento de acoplamento (C51) do elemento elástico (C5) de pressionamento constante da base móvel (C3) em um sentido de rotação em torno de um ponto de giro (C31) da base móvel (C3) na base estática (C2). 12 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 8 a 11, caracterizado por o elemento pressionador (C1) possuir formato de carne e ser dotado de uma superfície de contato linear (C10) seguida por uma superfície de contorno (C11).

13 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 9 a 12, caracterizado por o elemento pressionador (C1) compreender um elemento de encaixe estático (C12) do elemento pressionador (C1) em uma primeira abertura de encaixe (C32) da base móvel (C3).

14 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 9 a 13, caracterizado por o conjunto esticador automático (C) compreender um elemento de fixação estático (C4) de encaixe de uma segunda abertura de encaixe (C20) da base estática (C2) na máquina (M).

15 - “SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”, de acordo com as reivindicações 13 e 14, caracterizado por o elemento de encaixe estático (C12) compreender formato poligonal regular compatível com o formato da primeira abertura de encaixe (C32); o elemento de fixação estático (C4) compreender formato poligonal regular compatível com o formato da segunda abertura de encaixe (C20).

Description:
“SISTEMA APOIADOR E ESTICADOR DE CORRENTES, CORREIAS OU SIMILARES”

[01] A presente patente de invenção refere-se a um sistema apoiador e esticador de correntes, correias ou similares, particularmente utilizado para promover o apoio e tensionamento de correntes ou correias de maneira automática, em máquinas que se utilizem de mancais ou eixos deslocáveis para ajuste de posição dos mesmos. Esse sistema se utiliza de um dispositivo de esticador e apoiador de uma corrente agarradora e transportadora, e/ou de um conjunto esticador automático de pelo menos um elemento de transmissão.

Histórico da Invenção

[02] São conhecidos do homem da técnica mecanismos de ajuste de posição e de tensionamento de correntes, correias ou outros elementos de transmissão similares, utilizados em diversas aplicações específicas.

[03] Esses mecanismos foram desenvolvidos para facilitar a manutenção de máquinas que se utilizam desses componentes engrenados, os quais são movimentados a partir de um componente motor, para que os mesmos não operem afrouxados. Alguns exemplos de máquinas que se utilizam desses mecanismos são definidos pelas máquinas de processamento de carnes, tais como miúdos de aves de abate, entre outras, sendo que tais máquinas compreendem diversos mancais cujas posições devem ser ajustadas por diversos motivos, tais como manutenções e modificação de configurações para diferentes necessidades de aplicação.

[04] Essas máquinas, assim como outras que também possuem mancais ou eixos cujas posições necessitam ser ajustadas, por diversas razões, apresentam uma necessidade a mais para que cada máquina esteja pronta para funcionar, pois seus componentes engrenados, tais como correntes, correias ou outros elementos de transmissão, necessitam estar todos esticados e tensionados corretamente, para cumprirem suas respectivas funções. Ainda, dependendo das configurações da máquina na qual esses componentes são instalados em uma mesma relação de transmissão, a partir de um mesmo componente motor, essa necessidade de ajuste ocorre de maneira sucessiva, gerando um efeito cascata.

[05] Dessa forma, além da necessidade comum de ajuste no tensionamento de componentes engrenados por motivos de desgaste, a alteração da posição de qualquer mancai ou eixo relacionado com esses componentes engrenados também gera a necessidade de ajuste no tensionamento dos mesmos.

[06] Desvantajosamente, esses ajustes no tensionamento de correntes, correias ou similares, associadas a mancais ou eixos que necessitam ser reposicionados, ocorre de maneira individual e manualmente, sendo necessário ser executado cada ajuste de tensionamento somente depois de concluídos todos os ajustes de posição de cada mancai e/ou eixo associado ao sistema de transmissão dos componentes que necessitam ser esticados tensionados.

[07] Ainda, em casos de aplicações mais específicas, como no caso da utilização de correntes agarradoras e transportadoras, as quais, além de estarem esticadas e tensionadas, também necessitam estar pressionadas contra os objetos que serão agarrados e transportados pelas mesmas, também há necessidade de ajuste de posicionamento de um componente que realize esse pressionamento contra “as costas” da corrente, em uma posição específica, sempre que qualquer mancai ou eixo relacionado com a movimentação dessa corrente sofra algum ajuste de posição.

[08] Desvantajosamente, esse reposicionamento do componente pressionador também necessita ser feito somente depois de concluídos todos os ajustes de posição de cada mancai e/ou eixo associado ao sistema de transmissão dessa corrente agarradora e transportadora.

[09] Visando solucionar esses inconvenientes do estado da técnica, a presente invenção propõe um sistema apoiador e esticador de correntes, correias ou similares, o qual atua de maneira automática para esticar e apoiar convenientemente cada componente engrenado que esteja associado ao mesmo sistema de transmissão de cada mancai ou eixo cuja posição seja alterada. [010] Assim, é um objetivo da presente invenção prover um sistema apoiador e esticador de correntes, correias ou similares, o qual atua para ajustar a tensão de correntes, correias ou similares simultaneamente ao ajuste de posição de cada mancai ou eixo relacionado ao sistema, de modo que um operador humano necessite somente atuar no ajuste dos mancais ou eixos, enquanto que o sistema da presente invenção atua de maneira automática, sem interferência de um operador humano.

[011] É também um objetivo da presente invenção prover um sistema apoiador e esticador de corrente que, além de atuar para tensionar a corrente automaticamente, conforme a posição de algum mancai ou eixo é ajustada, também atua para pressionar uma corrente agarradora e transportadora, de maneira automática, sem interferência de um operador humano.

[012] Vantajosamente, a presente invenção apresenta um sistema apoiador e esticador de correntes, correias ou similares, que apresenta um projeto simples e eficiente, resultando em ganhos de produtividade nas preparações para operação e nas manutenções das máquinas.

[013] São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.

Breve descrição dos desenhos

[014] A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva explodida do sistema (S), evidenciando o dispositivo guia (D); a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva inferior explodida do sistema (S), evidenciando o dispositivo guia (D); a figura 3 ilustra uma vista em perspectiva parcial esquemática de um exemplo de aplicação do sistema (S), evidenciando a instalação do dispositivo guia (D) em uma máquina (M); a figura 4 ilustra uma vista em perspectiva parcial esquemática de um exemplo de aplicação do sistema (S), evidenciando a instalação do dispositivo guia (D) em uma máquina (M); a figura 5 ilustra uma vista em perspectiva parcial esquemática de um exemplo de aplicação do sistema (S), evidenciando a instalação do dispositivo guia (D) em uma máquina (M); a figura 6 ilustra uma vista em perspectiva explodida do sistema (S), evidenciando o conjunto esticador automático (C); a figura 7 ilustra uma vista em perspectiva posterior explodida do sistema (S), evidenciando o conjunto esticador automático (C); a figura 8 ilustra uma vista em perspectiva parcial esquemática de um exemplo de aplicação do sistema (S), evidenciando a instalação do conjunto esticador automático (C) em uma máquina (M).

Descrição da Inovação

[015] Conforme representado pelas figuras anexas, o sistema (S) apoiador e esticador de correntes, ou outros elementos de transmissão e/ou transporte, é instalado em uma máquina (M), tal como uma máquina de processamento de miúdos (não ilustrados) de aves de abate (não ilustradas), tais como moelas, corações ou outros.

[016] No exemplo de configuração da invenção ilustrado pelas figuras anexas, a máquina (M) é configurada por uma máquina de limpeza de miúdos (não ilustrados). Porém, será compreendido que a referida máquina (M) poderá ser configurada por diferentes modelos de máquina, sem se desviar do escopo de proteção das reivindicações anexas.

[017] Conforme ilustrado pelas figuras de 1 a 5, o sistema (S) é instalado em uma máquina (M), a qual é dotada de mancais (M2) de engrenagens periféricas (M3) que movimentam uma corrente agarradora e transportadora (M1). Essa corrente agarradora e transportadora (M1) necessita estar sempre esticada e pressionada para baixo, para cumprir sua função com maior eficiência, mesmo quando um ou mais dos mancais (M2) são movimentados, normalmente por questões de ajuste de posição de suas respectivas engrenagens periféricas (M3).

[018] Para resolver essa necessidade, o referido sistema (S) compreende um dispositivo guia (D) da corrente agarradora e transportadora (M1), sendo que o deslocamento do dispositivo guia (D) é correspondente ao deslocamento dos mancais (M2), de modo a ocorrer automaticamente, juntamente com o deslocamento de cada mancai (M2). De maneira exemplar, o referido dispositivo guia (D) possui a configuração de um tandem, sendo fixado em dois mancais (M2).

[019] O referido dispositivo guia (D) compreende um elemento de sustentação e proteção (D1) de um elemento de contato longitudinal (D2), sendo que o elemento de sustentação e proteção (D1) é acoplado nos mancais (M2), enquanto que o elemento de contato longitudinal (D2) é responsável por guiar e pressionar constantemente um segmento conveniente da corrente agarradora e transportadora (M1).

[020] Ainda, o elemento de sustentação e proteção (D1) compreende um segmento de suporte (D10) dotado de extremidades de acoplamento (D11) nos mancais (M2). Assim, o segmento de suporte (D10) é responsável por sustentar o elemento de contato longitudinal (D2), condicionando seu deslocamento vertical ao deslocamento vertical dos mancais (M2).

[021] De maneira preferencial, conforme ilustrado pela figura 1, cada extremidade de acoplamento (D11) é configurada por um anel de formato e dimensões correspondentes ao formato e dimensões de um segmento anelar de cada mancai (M2), de modo a contorna-lo e promover a instalação facilitada. Porém, será compreendido que cada extremidade de acoplamento (D11) poderá ser configurada em diferentes formatos e dimensões, além de possuir outros componentes que auxiliem na fixação da mesma junto a cada modelo de mancai (M2). [022] Ainda, de maneira preferencial, o dispositivo guia (D) compreende elementos de proteção (D4) do encaixe das extremidades de acoplamento (D11) nos mancais (M2), de modo a evitar o contato direto entre cada extremidade de acoplamento (D11) com um mancai (M2), em configurações nas quais esse contato cause desgaste de algum dos componentes, devido aos materiais de composição dos mesmos.

[023] O elemento de contato longitudinal (D2) compreende um corpo de contato (D20), o qual é preferencialmente dotado de um canal inferior contínuo (D21) de assentamento da corrente agarradora e transportadora (M1). O referido canal inferior contínuo (D21) se estende sob todo o corpo de contato (D20), e possui formato conveniente para formar um trilho ao longo do qual um segmento da corrente agarradora e transportadora (M1) passa constantemente, mantendo-a esticada, guiada e pressionada para baixo.

[024] Além disso, de maneira preferencial, o corpo de contato (D20) compreende regiões inferiores de conexão (D200), as quais são dispostas em posições correspondentes às posições de regiões superiores de conexão (D100) do segmento de suporte (D10), de modo a possibilitar a fixação dessas regiões (D100 e D200) entre si, para facilitar a fixação do elemento de contato longitudinal (D2) no elemento de sustentação e proteção (D1).

[025] Assim, cada região superior de conexão (D100) pode ser fixada junto a uma região inferior de conexão (D200), de maneira facilitada, por meio de um elemento de fixação (D3).

[026] Alternativamente, o elemento de sustentação e proteção (D1) e o elemento de contato longitudinal (D2) podem formar uma peça única, sem necessidade de utilização de elementos de fixação (D3).

[027] Conforme ilustrado pelas figuras de 6 a 8, o sistema (S) é instalado em uma máquina (M), a qual é dotada de eixos (M4) de engrenagens (M5), as quais são interligadas entre si por pelo menos um elemento de transmissão (M6), tal como uma corrente. Pelo menos um dos eixos (M4) pode ser deslocado para ajuste de posição, normalmente de algum outro componente da máquina (M), de modo que esse deslocamento de qualquer um dos eixos (M4) cause alterações na posição do elemento de transmissão (M6).

[028] Dessa forma, para manter o tensionamento de cada elemento de transmissão (M6), o sistema (S) compreende um conjunto esticador automático (C) dotado de um elemento pressionador (C1), o qual é responsável pelo contato e pressionamento constante de pelo menos um elemento de transmissão (M6), cujo posicionamento é variável conforme cada eixo (M4) é deslocado.

[029] Assim, qualquer deslocamento vertical de algum dos eixos (M4) resultará no reposicionamento automático do elemento pressionador (C1), de modo a manter o tensionamento constante de cada elemento de transmissão (M6). Normalmente, somente um elemento de transmissão (M6) está em contato com o elemento pressionador (C1). Porém, dependendo da aplicação desta invenção, o elemento pressionador (C1) poderá ser dimensionado para estar em contato com mais de um elemento de transmissão (M6) simultaneamente.

[030] Para isso, o conjunto esticador automático (C) compreende uma base estática (C2) de fixação na máquina (M) e de acoplamento de uma base móvel (C3) de sustentação do elemento pressionador (C1). Dessa forma, a base estática (C2) é convenientemente instalada na máquina (M), de modo a funcionar como um suporte para a base móvel (C3), a qual tem sua movimentação condicionada à movimentação de cada elemento de transmissão (M6) que estiver em contato com o elemento pressionador (C1).

[031] Ainda, a base móvel (C3) exerce uma força conveniente para que sua movimentação ocorra na medida certa, conforme cada eixo (M4) é deslocado, para que cada elemento de transmissão (M6) seja tensionado constantemente.

[032] De maneira preferencial, o conjunto esticador automático (C) compreende um elemento elástico (C5) de movimentação controlada da base móvel (C3) em relação à base estática (C2). Assim, o elemento elástico (C5) é dimensionado para exercer a força conveniente para que a movimentação da base móvel (C3) ocorra na medida certa, conforme cada eixo (M4) é deslocado. [033] Em um exemplo de configuração preferencial desta invenção, a base estática (C2) compreende um primeiro nicho (C21) de instalação de um primeiro segmento de acoplamento (C50) do elemento elástico (C5), enquanto que a base móvel (C3) compreende um segundo nicho (C30) de instalação de um segundo segmento de acoplamento (C51) do elemento elástico (C5) de pressionamento constante da base móvel (C3) em um sentido de rotação em torno de um ponto de giro (C31) da base móvel (C3) na base estática (C2).

[034] Dessa forma, o elemento elástico (C5) pode ser facilmente acoplado entre a base estática (C2) e a base móvel (C3), formando uma mola que controla a rotação da base móvel (C3) conforme o elemento pressionador (C1) recebe uma força de maior ou menor intensidade proveniente de seu contato com cada elemento de transmissão (M6).

[035] Também de maneira preferencial, para possibilitar um apoio conveniente de cada elemento de transmissão (M6), o elemento pressionador (C1) possui formato de carne, e é dotado de uma superfície de contato linear (C10) seguida por uma superfície de contorno (C11), que determina o ponto pressionador de cada elemento de transmissão (M6).

[036] Em um exemplo de configuração da presente invenção, o elemento pressionador (C1) compreende um elemento de encaixe estático (C12) do elemento pressionador (C1) em uma primeira abertura de encaixe (C32) da base móvel (C3), para facilitar o encaixe do elemento pressionador (C1) na base móvel (C3) e garantir que o mesmo não se movimente sem que a base móvel (C3) seja movimentada.

[037] Também em um exemplo de configuração da presente invenção, para facilitar sua instalação na máquina (M), o conjunto esticador automático (C) compreende um elemento de fixação estático (C4) de encaixe de uma segunda abertura de encaixe (C20) da base estática (C2) na máquina (M).

[038] De maneira preferencial, o elemento de encaixe estático (C12) compreende formato poligonal regular compatível com o formato da primeira abertura de encaixe (C32). Analogamente, o elemento de fixação estático (C4) compreende formato poligonal regular compatível com o formato da segunda abertura de encaixe (C20).

[039] Assim, ajuste do posicionamento do elemento pressionador (C1) é facilitado, pois tanto a base estática (C2) quando o próprio elemento pressionador (C1) podem ser acoplados em diferentes posições, uma vez que os formatos de polígono regular, com comprimentos de arestas idênticos, do elemento de encaixe estático (C12) e do elemento de fixação estático (C4) permitem que o acoplamento seja feito em diferentes posições.

[040] Por fim, em um exemplo de aplicação preferencial da presente invenção, o dispositivo guia (D) e o conjunto esticador automático (C) são instalados em uma mesma máquina (M), de modo que o deslocamento de qualquer mancai (M2) que abrigue um eixo (M4) resulte nos ajustes das posições, de maneira conveniente e automática, tanto do dispositivo guia (D) quanto do conjunto esticador automático (C), simultaneamente.

[041] O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.