Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COATING FOR APPLICATION ON DIAMOND WIRE GUIDE WHEELS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/238959
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure relates to a coating (1) for application to diamond wire guide wheels (2) which allows its effective retention on the periphery of the wheel (2) without the need for fixing means other than the wheel itself. The coating (1) of the present disclosure for application to the guide wheel (2) coats the groove that any guide wheel (2) presents for alignment of the diamond wire. The coating has a notch (3) on the upper part, preventing the coating (1) from being ejected from the guide wheel (2), and also comprises, on the lower part and on the face that touches the surface of the wheel (2), a chamfer (4) for fixing and guiding, inside the wheel (2), thus increasing the contact area of the coating (1) on the wheel (2) and ensuring greater effectiveness in the assembly adjustment and during the cutting operation.

Inventors:
VICENTE FRAZÃO ELISEU MANUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2022/054439
Publication Date:
November 17, 2022
Filing Date:
May 12, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRAVIZEL EQUIPAMENTOS METALOMECANICOS S A (PT)
International Classes:
B23D57/00; F16H55/38; F16H55/50
Foreign References:
FR2820483A12002-08-09
GB895411A1962-05-02
NL104553C1963-04-16
JPS59164450A1984-09-17
JPH06155445A1994-06-03
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
- 7 -

REIVINDICACÕES

1. Revestimento (1) para aplicação em rodas guia (2) de fio diamantado constituído por uma ranhura para posicionamento de um fio diamantado caracterizado por apresentar: a. dois entalhes (3) na parte superior interior localizados em cada uma das laterais, configurados para fixar o revestimento (1) a uma roda guia (2); e b. dois chanfros (4) localizados em cada uma das arestas da parte exterior inferior do revestimento (1).

2. Revestimento de acordo com a reivindicação anterior em que compreende, opcionalmente consiste, num material flexível, como borracha, ou poliuretano, ou elastómero, ou uma combinação destes materiais.

3. Revestimento de acordo com as reivindicações anteriores em que o revestimento (1) tem uma geometria de paralelepípedo.

4. Revestimento de acordo com a reivindicação anterior em que tem uma largura entre os 20mm e os 50mm, e uma altura entre os lOmm e os 40mm.

5. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-2 em que tem uma geometria triangular.

6. Revestimento de acordo com a reivindicação anterior em que tem uma largura superior entre os 25mm e os 50mm, uma largura inferior 10 a 20mm, uma altura total entre os lOmm e os 40mm e uma altura da base entre 3 a lOmm.

7. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o entalhe (3) apresenta uma altura mínima de lmm e máxima de 8mm. 8

8. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o entalhe (3) apresenta uma altura de 3 a 6mm.

9. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o entalhe (3) apresenta uma largura mínima de lmm e máxima de 6mm.

10. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o entalhe (3) apresenta uma largura de 2mm. 11. Revestimento de acordo com a reivindicação 9 em que o entalhe (3) apresenta uma largura de 5mm.

12. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o chanfro (4) apresenta uma profundidade entre os 1 e os 20mm.

13. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o chanfro (4) apresenta uma profundidade entre os 2 e os 20 mm, opcionalmente de 2 mm. 14. Revestimento de acordo com a reivindicação 12 caracterizado por o chanfro (4) apresentar uma profundidade de 8,5mm a 15,5mm.

15. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 e 14 em que os entalhes (3) e / ou os chanfros (4) são ajustáveis.

16. Revestimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o revestimento (1) é moldado numa única peça redonda, com o diâmetro pretendido ou em contínuo para corte à medida pretendida. - 9 - Roda guia (2) de fio diamantado caracterizada por apresentar um revestimento (1) constituído por uma ranhura para posicionamento de um fio diamantado e apresentar: a. dois entalhes (3) na parte superior interior localizados em cada uma das laterais, fixando o revestimento (1) a uma roda guia (2); e b. dois chanfros (4) localizados em cada uma das arestas da parte exterior inferior do revestimento (1). Roda guia (2) de acordo com a reivindicação anterior em que o revestimento (1) é de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-16.

Description:
1

REVESTIMENTO PARA APLICAÇÃO EM RODAS GUIA DE FIO DIAMANTADO CAMPO TÉCNICO DA DIVULGAÇÃO

A presente divulgação enquadra-se na área do processamento de rochas ornamentais, em particular a uma roda de tração e de guia de fio diamantado, ainda mais em particular a uma roda de guia de fio diamantado revestida.

ESTADO DA TÉCNICA DA DIVULGAÇÃO

A realização de corte em massas de rocha através de máquinas de fio diamantado, é um procedimento usual, estas máquinas recorrem a rodas de tração e rodas guia, as quais promovem o movimento do fio diamantado e simultaneamente permitem guiar o dito fio. Estas rodas, podem ser entendidas como jantes, uma vez que apresentam uma reentrância em toda a extensão do seu perímetro, não para alojar um pneu, mas para que o fio diamantado seja encaixado na mesma, e desta forma não se desvie dos movimentos da roda. O fio fica desta forma encaixado na roda, permitindo o seu manuseamento através da roda. Esta roda promove então o manuseamento do fio, direcional, através do posicionamento da roda na direção desejada, e também, através de mecanismos bem conhecidos na área, da velocidade do fio.

Uma vez que estas rodas são na sua maioria de materiais metálicos, ao estar em contacto com o fio diamantado, e derivado ao atrito do movimento do fio, os materiais sofrem elevados desgastes, os quais podem ter consequências de desvios no direcionamento do fio, e para que esta situação seja evitada a maioria das rodas-guia usadas nos fios diamantados existentes são feitas de rodas revestidas de borracha. 2

O documento de patente CN201822092983 representa uma roda de guia de fio diamantado que é revestida com uma borracha, na qual a roda-guia apresenta a tal reentrância, ou ranhura, para que o fio seja posicionado, e esta ranhura é revestida por um anel de borracha, o qual pode ser substituído sempre que estiver desgastado.

Este tipo de revestimentos, apresentam, no entanto, ainda problemas, que se vislumbram de enorme desvantagem para este tipo de procedimentos. Estes revestimentos das rodas guias não garantem o seu alinhamento nas rodas guia durante o funcionamento da máquina, uma vez que a fixação dos mesmos é feito apenas por colocação na ranhura das rodas-guias, não existindo nenhum mecanismo de tração do revestimento, o que permite que o revestimento se possa mover para o exterior da roda, provocando não só desvio no corte como danos no material de corte.

Outra desvantagem, que deriva da velocidade centrífuga é o deslizamento do fio. O que também pode acontecer por causa da tensão exercida pelo fio na roda. Isto provoca que não se consiga garantir a retenção desses revestimentos em posição, ou seja o revestimento pode como que balançar na ranhura da roda, podendo causar acidentes pela possibilidade de resultarem projeções da borracha ou do próprio fio diamantado por saltar fora da roda.

Também, as variações termomecânicas das rodas sejam por aquecimento solar ou mecânico ou variações de medidas construtivas ou por desgastes resultante de uma quebra no revestimento podem causar falta de aperto suficiente para manter revestimento na posição.

A presente solução vem resolver os problemas técnicos acima identificados, uma vez que o revestimento (1) para roda guias objeto da presente divulgação apresenta ele próprio um entalhe (3) prevenindo que o revestimento apresente a possibilidade de expulsão da roda guia, apresenta ainda nas laterais perimétricas inferiores um chanfro (4) de fixação e guiamento dentro da roda (2), - 3 - aumentando a área de contacto do revestimento (1) na roda (2) garantido mais eficácia no ajuste de montagem e durante a operação de corte, limitando também a deformação elástica do revestimento garantindo um melhor alinhamento do fio diamantado durante o corte.

SUMÁRIO DE DIVULGAÇÃO

É objeto da presente divulgação um revestimento (1) para aplicação em rodas (2) guia de fio diamantado que permite a sua retenção eficaz na periferia da roda (2) sem necessidade de recorrer a outros meios de fixação para além da própria roda. O revestimento (1) para aplicação em roda (2) guias objeto da presente divulgação, reveste a ranhura que uma qualquer roda guia (2) apresenta para alinhamento do fio diamantado. Na parte superior, o revestimento apresenta um entalhe (3) prevenindo que o revestimento (1) seja expulso da roda (2) guia, apresenta ainda, na parte inferior e na face que toca a superfície da roda (2) um chanfro (4) de fixação e guiamento dentro da roda (2), aumentando a área de contacto do revestimento (1) na roda (2) garantido mais eficácia no ajuste de montagem e durante a operação de corte.

O revestimento (1) pode ser constituído por uma ranhura para posicionamento de um fio diamantado e apresentar: a. dois entalhes (3) na parte superior interior localizados em cada uma das laterais, configurados para fixar o revestimento (1) a uma roda guia (2); e b. dois chanfros (4) localizados em cada uma das arestas da parte exterior inferior do revestimento (1).

A presente divulgação compreende igualmente uma roda guia. A roda guia (2) de fio diamantado pode apresentar um revestimento (1) constituído por uma ranhura para posicionamento de um fio diamantado e também: - 4 - a. dois entalhes (3) na parte superior interior localizados em cada uma das laterais, fixando o revestimento (1) a uma roda guia (2); e b. dois chanfros (4) localizados em cada uma das arestas da parte exterior inferior do revestimento (1).

A roda guia (2) pode compreender um revestimento (1) para aplicação em rodas (2) guia de fio diamantado de acordo com a presente divulgação.

DESCRIÇÃO DE FIGURAS

Figura 1 - Representação de uma máquina de corte por fio diamantado com roda de tração e/ou rodas de guia (2), no pormenor A.

Figura 2 - Representação em corte do revestimento (1) e da roda guia (2), na qual estão identificados o entalhe (3) e o chanfro (4).

Figura 3 - Representação em corte do revestimento (1) e da roda guia (2), na qual estão identificados um entalhe (3) ajustável e um chanfro (4) ajustável.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA DIVULGAÇÃO

A presente divulgação diz respeito a um revestimento (1) para aplicação em rodas guia (2) de fio diamantado, permitindo a sua retenção eficaz na periferia da roda (2) sem necessidade de recorrer a outros meios de fixação para além da própria roda, o que torna mais eficaz a prevenção do desgaste dos materiais e em simultâneo o guiamento do fio diamantado, uma vez que o revestimento não sofre desvios durante o movimento.

Para efeitos de compreensão, defina-se como parte exterior do revestimento (1) aquela que fica em contacto com o ar e com o fio diamantado, e parte - 5 - interior, aquela em contacto com a roda guia (2). Entenda-se também que a parte superior e inferior do revestimento (1), é referida tendo como referência o revestimento

(1) colocado na roda guia (2) e a parte inferior sem aquela mais próxima do centro da roda guia (2). Entenda-se também por chanfro (4), um corte numa aresta de um corpo sólido, neste caso o corpo sólido é o revestimento (1).

O revestimento (1) para aplicação em roda guias (2) objeto da presente divulgação reveste a totalidade da superfície onde se posiciona um fio diamantado de uma qualquer roda guia (2), e como é evidente o revestimento (1) ao revestir a roda guia

(2) apresenta uma ranhura para posicionamento do fio diamantado.

Na parte interior superior, o revestimento (1) apresenta um entalhe (3) para fixação à roda guia (2), em cada uma das laterais, travando a sua expulsão da roda guia (2), e permitindo desta forma que seja a própria roda guia (2) a reter o perfil em posição prevenindo que este se desloque da posição.

Apresenta ainda, em cada uma das arestas da parte exterior inferior um chanfro (4), que permite um aumento da área de contacto do revestimento (1) na roda (2) garantido mais eficácia no ajuste de montagem e durante a operação de corte.

Num modo preferido de realização o revestimento (1) é em material flexível macio, como borracha, ou poliuretano, ou elastómero, ou uma combinação destes materiais.

Num modo preferido de realização o revestimento (1) tem uma geometria de paralelepípedo, ainda mais preferencialmente com uma largura entre os 20mm e os 50mm, e uma altura entre os lOmm e os 40mm.

Num modo preferido de realização o revestimento (1) tem uma geometria triangular, ainda mais preferencialmente com uma largura superior entre os 6

25mm e os 50mm, uma largura inferior 10 a 20mm, uma altura total entre os lOmm e os 40mm e uma altura da base entre 3 a lOmm.

Os entalhes (3) apresentam preferencialmente uma altura mínima de lmm e máxima de 8mm, ainda mais de preferencialmente 3mm a 6mm, e uma largura mínima de lmm e máxima de 6mm, preferencialmente entre 2mm e 5mm. Estas medidas promovem a retenção do revestimento (1) na posição aconselhada para que não seja expulso durante o processo de corte. Os chanfros (4) apresentam preferencialmente uma profundidade entre os 1 os 20mm, preferencialmente 2mm, ou de 8,5mm a 15,5mm.

Os entalhes (3) e / ou chanfros (4) num modo preferido são ajustáveis, o que permite a adaptação deste revestimento a rodas guia maciças. Esta configuração é especialmente indicada para rodas de peça única onde não é possível ter rodas de duas peças. Apresenta a vantagem de melhor se adaptar a variações térmicas e mecânicas (desgaste) da roda por permitir pequenas variações de ajuste entre roda e revestimento.

Num modo preferido de realização o revestimento (1) é moldado numa única peça redonda, com o diâmetro pretendido ou, em alternativa, é contínuo para corte à medida pretendida.

Como será evidente a um perito na especialidade, a presente divulgação não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente divulgação. Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.