Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARTICULATED MOUNT FOR SECURING AN OUTBOARD MOTOR TO WATER VESSELS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/261736
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent application discloses an articulated mount for securing an outboard motor to water vessels, pertaining to the field of articles for watercraft or for steering watercraft, for use more specifically for attaching an outboard motor to watercraft in general; the subject matter of the present application comprises two high-strength rigid structures (2), consisting of metal tubes reinforced with metal plates, which are attached to the rear portions of the sides of the vessel (3) or to the rear corners by means of bushings (4), the lower portion of each rigid structure having a flotation buoy (5).

Inventors:
SOTIRIOS GHINIS JORGE (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050173
Publication Date:
December 22, 2022
Filing Date:
May 25, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOTIRIOS GHINIS JORGE (BR)
International Classes:
B63H20/08
Domestic Patent References:
WO2010092211A12010-08-19
Foreign References:
BR102014019264A22016-02-16
EP3643598A12020-04-29
US7189127B22007-03-13
AU2018204072A12018-06-28
US8011982B12011-09-06
US6883454B22005-04-26
US7644674B12010-01-12
US9555865B22017-01-31
CA2630228A12009-04-16
US8939103B22015-01-27
Attorney, Agent or Firm:
BRAXIL SERVIÇOS AUXILIARES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1- "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", caracterizado por compreender duas estruturas rígidas (2) de elevada resistência constituída por tubos metálicos reforçados com chapas metálicas (7), as quais são afixadas nas porções posteriores das laterais da embarcação (3) ou nos cantos posteriores, por meio de mancais (4).

[039] "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato das estruturas rígidas (1) apresentarem movimento pivotante e se movimentarem rotacionalmente em assimetria, do centro para os lados, perfazendo um arco da ordem de 180° e conformações apropriadas para os acoplamentos dos respectivos motores de popa (6).

2- "SUPORTE ARTICULADO PARA

FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de cada estrutura rígida (2) ser possível a instalação de boias infláveis de flutuação (5) em qualquer parte da porção inferior.

3- "SUPORTE ARTICULADO PARA

FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado peio fato de que cada estrutura rígida (2) é instalada na porção posterior da embarcação (3), de forma que em sua posição de trabalho a mesma fique travada transversalmente rente à popa.

4- "SUPORTE ARTICULADO PARA

FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterízado peio fato de que na posição aberta as estruturas rígidas (2) ficam em ortogonai à embarcação (3) e as boias infláveis de flutuação (5) atuem para proporcionar maior estabilidade na embarcação (3).

5- "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterízado pelo fato de que são previstas travas, não mostradas nas figuras, para manter o suporte (1) estável tanto em sua posição de trabalho como na posição aberta.

0~ "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterízado pelo fato de que opcionalmente o suporte (1A) pode ser constituído por duas estruturas de tamanhos diferentes, posto que a estrutura (2A), na qual é afixado o motor de popa (6) apresenta maior dimensão do que a estrutura (2B), para que o referido motor (6) seja posicionado na porção central transversal da embarcação (3).

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 11 november 2022 (11.11.2022)

1. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", caracterizado por compreender duas estruturas rígidas (2) de elevada resistência constituída por tubos metálicos reforçados com chapas metálicas, as quais são afixadas nas porções posteriores das laterais da embarcação (3) ou nos cantos posteriores, por meio de mancais (4).

2. “SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato das estruturas rígidas (1 ) apresentarem movimento pivotante e se movimentarem rotacionalmente em assimetria, do centro para os lados, perfazendo um arco da ordem de 180Q e conformações apropriadas para os acoplamentos dos respectivos motores de popa (6).

3. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO

DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de cada estrutura rígida (2) ser possível a instalação de boias infláveis de flutuação (5) em qualquer parte da porção inferior.

4. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO

DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de que cada estrutura rígida (2) é instalada na porção posterior da embarcação (3), de forma que em sua posição de trabalho a mesma fique travada transversalmente rente à popa.

5. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO

DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de que na posição aberta as estruturas rígidas (2) ficam em ortogonal à embarcação (3) e as boias infláveis de flutuação (5) atuem para proporcionar maior estabilidade na embarcação (3).

6. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de que são previstas travas, não mostradas nas figuras, para manter o suporte (1 ) estável tanto em sua posição de trabalho como na posição aberta.

7. "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo fato de que opcionalmente o suporte (1A) pode ser constituído por duas estruturas de tamanhos diferentes, posto que a estrutura (2A), na qual é afixado o motor de popa (6) apresenta maior dimensão do que a estrutura (2B), para que o referido motor (6) seja posicionado na porção central transversal da embarcação (3).

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
"SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS"

Campo da invenção

[001] A presente patente de invenção tem por objeto um prático e inovador suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos, pertencente ao campo dos artigos para embarcações ou direcionamento de embarcações, de uso mais precisamente para afixar o motor de popa em embarcações em geral, e ao qual foi dado original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros produtos usualmente encontrados no mercado.

[002] Trata-se de um suporte articulado para motores de popa, que faz o deslocamento dos respectivos motores para as porções laterais da embarcação, liberando espaço na popa para o desembarque e embarque ao respectivo veículo náutico e concomitantemente promove uma melhor estabilização à embarcação, nessa condição, uma vez que o referido suporte é equipado com boias.

[003] Tem~se, portanto, no pedido de patente em questão, um dispositivo especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.

[004] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congéneres, que ao contrário dos produtos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um produto de grande aceitação no mercado consumidor.

Estado da técnica

[005] Como é sabido, notadamente por técnicos no assunto, os mais diferentes tipos de motores podem equipar uma embarcação do tipo lancha. Entre eles, os mais comuns são o motor de popa e o motor centro-rabeta, posto que cada qual apresenta vantagens e desvantagens em relação ao outro.

[006] Particularmente o motor de popa é usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte.

[007] Em geral, motores de popa são mais leves do que os centro-rabeta. Esse tipo de motor é recomendado para navegação em regiões de baixa profundidade, seja para atividades de pesca, esporte ou lazer, uma vez que o seu sistema de "trim", que permite alterar o ângulo do eixo da hélice em relação ao barco, pode ser elevado por completo até a saída da água caso necessário.

[008] O nome se refere à localização na porção traseira das embarcações, mais conhecida como popa. São disponibilizados no mercado dos equipamentos náuticos diversos dispositivos para o acoplamento de motores de popa em embarcações.

[009] Nesse aspecto e no sentido de precisar o estado da técnica, podem ser citados alguns documentos de patente que versam sobre dispositivos e equipamentos para o mesmo fim, porém sem alcançar o mérito inventivo e os diferenciais ora revelados, conforme segue abaixo.

[010] O documento de patente AU201 82Q4072Â1 . intitulado de "GRANDE MOTOR DE POPA PARA APLICAÇÃO DE EMBARCAÇÕES MARINHAS E MÉTODOS RELACIONADOS DE FABRICAÇÃO E OPERAÇÃO SIMILARES", revela um sistema de montagem para conectar um motor de popa a um veículo márítimo. Em um aspecto, o sistema de montagem compreende: uma estrutura de suporte giratório com estrutura de tubo de direção e fornecendo um eixo de direção sobre o qual a estrutura do suporte giratório é capaz de girar; um par de estruturas de suporte de grampo que se estendem da estrutura do suporte giratório; uma primeira estrutura de jugo de direção conectada à estrutura do suporte giratório por meio da estrutura do tubo de direção, e incluindo uma primeira estrutura de montagem de peças cruzadas que inclui um par de primeiras porções de estrutura de jugo de direção que podem ser usadas para acoplar a estrutura do suporte giratório ao motor de popa, o par de primeiras porções de estrutura de jugo de direção separadas por uma primeira distância; e uma segunda estrutura de jugo de direção conectada à estrutura do suporte giratório por meio da estrutura do tubo de direção, e incluindo uma segunda porção de montagem da estrutura do jugo de direção que pode ser usada para acoplar a estrutura do suporte giratório ao motor de popa, a segunda parte de montagem da estrutura do jugo de direção posicionada entre o par das primeiras porções de estrutura de jugo de direção. A invenção também diz respeito a um motor de popa composto: um motor de combustão interna; primeiro e segundo componentes de transmissão, nos casos em que uma superfície de popa do motor de combustão interna é anexada ao primeiro componente de transmissão, no qua! o primeiro componente de transmissão é anexado ao segundo componente de transmissão, e no quai o segundo componente de transmissão é ainda mais ligado, pelo menos indiretamente por um membro adicionai, ao motor de combustão interna; e um sistema de montagem de acordo com a invenção acoplado peio menos indiretamente a um ou mais do motor de combustão interna, primeiro componente de transmissão e segundo componente de transmissão.

[011] O documento de patente US801 1982B1 , intitulado de "SISTEMA DE SUPORTE PARA MOTOR DE POPA", revela um membro restrito que é anexado a uma parte inferior do motor de popa e um membro restritivo que está ligado a uma estrutura de suporte que, por sua vez, está ligada a um travessão de uma embarcação marítima. O membro restrito é impedido de se mover em uma direção de estibordo ou porta por uma magnitude maior do que uma magnitude pré-estabelecida que é definida por uma lacuna entre superfícies restritivas e restritas que se movem em contato entre si quando as forças no motor de popa fazem com que uma porção mais baixa do motor de popa se mova por uma magnitude maior do que um limite predefinido nas direções da porta ou do estibordo. As lacunas pré-estabelecidas entre superfícies restritivas e restritas são dimensionadas para permitir vibração nominal a baixas velocidades de operação do motor de popa, restringindo o movimento lateral excessivo durante a operação em alta velocidade.

[012] O documento de patente US6883454B2, intitulado de "SISTEMA DE ROLAGEM DE EMBARCAÇÕES", revela um sistema auxiliar de suporte de rolagem de embarcações, removível a uma plataforma de popa de um barco, consiste em um primeiro conjunto de rolos inclinados ligados à plataforma e um segundo conjunto de rolos de suporte removíveis acopláveis à plataforma,

[013] O documento de patente

US7644674B1, intitulado de "SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO DE EMBARCAÇÃO MARÍTIMA", revela um sistema de estabilizadores montados com dobradiças em placas que permitem o movimento pivotante ou giratório de cada estabilizador entre as posições de armazenamento e operação. Membros de travamento protegem os estabilizadores de movimentos substanciais quando na posição de operação.

[014] O documento de patente

US9555865B2, intitulado de "SISTEMA E MÉTODO DE FIXAÇÃO DE COLEIRAS DE BARCO", revela uma embarcação com membros estabilizadores de popa em um casco com um envoltório de arco e folhas laterais de porta e estibordo com um ou mais canais longitudinais. Os membros estabilizadores de porta e estibordo compreendem membros flutuantes em uma baia com um ou mais guardiões longitudinais que são configurados para serem recebidos nos canais de folha lateral. Os membros da tensão estendem~se através dos guardiões, e são anexáveis perto da extremidade da popa da embarcação, e engatar de forma liberável os mecanismos de tensão no envoltório do arco, para fixar os membros estabilizadores na folha lateral. Placas de acesso ao convés através das paredes laterais fornecem acesso aos mecanismos de tensão, que podem ser, por exemplo, manivela ou mecanismo de guincho elétrico.

[015] O documento de patente CA2630228A1, intitulado de "SUPORTE PARA MOTOR AUXILIAR DE MOTOR DE POPA", revela um suporte auxiliar de motor de popa para fixar um motor auxiliar a um motor de popa existente, O suporte compreende uma placa auxiliar de montagem motora com braços dlvergentemente estendidos para receber o corpo do motor de popa e fixo para ele. Um terceiro braço se estende da placa de montagem para baixo e também é preso ao motor de popa,

[016] O documento de patente US8939103B2, intitulado de "MONTAGEM IMPLANTÁVEL", revela um conjunto implantável para um dispositivo suspenso, que pode levar à estabilização de uma embarcação, como caiaques e canoas, que permite que um operador fique ou se mova na embarcação sem que ele balance ou sobrevoe. O conjunto implantável com um pontão de exemplo conectado a um braço dobrável e girado que permitem o movimento crucial e girado de cada pontão entre o armazenamento e posições implantadas. Uma carcaça de bloqueio assegura o pontão de movimento substancial quando em ou entre posições operacionais e armazenadas. O conjunto implantável é montado em uma embarcação que permite estender um pontão estabilizador individuaimente em cada lado da embarcação de uma posição de descanso para uma posição operacional, por meios independentes.

Pontos deficientes do estado da técnica

[017] O grande inconveniente dos modelos de motores de popa reside no fato de que não permitem o acesso e o egresso pela porção posterior da embarcação, uma vez que pelo menos um motor está acoplado nesse local.

[018] Os suportes para motores de encontrados no mercado até o momento, só possibilitam a movimentação angular do motor de popa no sentido de alterar o ângulo do eixo da hélice em relação à embarcação, além do direcionamento,

[019] É de conhecimento dos versados no assunto, que o tanto o embarque como o desembarque pelas laterais do barco apresenta grandes inconvenientes aos usuários dessas embarcações, sobretudo o acesso, que ocasiona uma distribuição irregular momentânea do peso a bordo, prejudicando a estabilidade em barcos de dimensões reduzidas.

[020] O instante em que um usuário começa a subir a escada lateral da embarcação é um momento crítico, é quando os acidentes costumam ocorrer. Principalmente quando se trata de um mergulhador, o qual transporta equipamentos pesados em suas costas.

[021] Quando um mergulhador está subindo a escada do barco, os pontos de apoio são suas mãos e seus pés, sendo que as mãos dão o apoio necessário para manter o equilíbrio do mergulhador na escada, permitindo que ele consiga se manter em pé, mesmo com o balanço da embarcação. Caso não haja alguém dando apoio, subir as escadas com o equipamento nas costas se torna mais complicado e aumentam as chances de um acidente acabar acontecendo.

Solução proposta

[022] Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.

[023] Assim, a presente patente foi projetada visando obter um dispositivo com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.

[024] Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua utilização nos mais variados modelos de embarcações que utilizam motores de popa, independente das suas potências.

[025] Seu conceito inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos, que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para possibilitar o embarque e o desembarque pelas porções posteriores das embarcações que utilizam motores de popa.

[026] O suporte é constituído por duas estruturas rígidas, conformadas por tubos e chapas metálicas, de modo a suportar o peso e empuxo dos motores quando de seu uso as quais são instaladas na porção posterior da embarcação, de forma que em sua posição de trabalho as estruturas ficam travadas em transversal rente à extremidade posterior. E na posição aberta as estruturas ficam em ortogonal ao barco, de sorte que a popa fique livre para o embarque e desembarque de pessoas ou objetos,

[027] A presente estrutura, do invento proposto, poderá sofrer alterações para suportar um ou mais motores, em acordo com o designer e tipo do barco em que o suporte será aplicado.

[028] Ressalta~se que as estruturas rígidas possuem boias de flutuação infláveis que podem ser instaladas em qualquer parte da estrutura para a estabilização da embarcação de acordo com a conveniência do usuário, quando se encontrarem na posição aberta.

[029] É de se compreender assim que o dispositivo em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os produtos conhecidos.

[030] Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmónico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o produto destaca~se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.

Breve descrição dos desenhos da disposição

[031] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:

A FIG. 1 - Mostra uma vista posterior de uma embarcação equipada com o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos.

A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva superior de uma embarcação equipada com o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos.

A FIG. 3 - Mostra uma vista posterior de uma embarcação equipada com o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos, onde se podem ver os motores de popa deslocados liberando a porção posterior da embarcação.

A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva de uma embarcação equipada com o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos, onde se podem ver os motores de popa deslocados liberando a porção posterior da embarcação.

A FIG. 5 - Mostra uma vista posterior de uma embarcação equipada com o suporte articulado para fixação de motor de popa em veículos náuticos, onde se podem ver os motores de popa sendo deslocados.

A FIG. 6 - Mostra uma vista posterior de uma embarcação equipada com o suporte articulado para a fixação de apenas um motor e as boias instaladas na parte inferior do suporte, uma de cada lado da estrutura.

Descrição detalhada da invenção

[032] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o "SUPORTE ARTICULADO PARA FIXAÇÃO DE MOTOR DE POPA EM VEÍCULOS NÁUTICOS", objeto da presente patente, compreende um suporte com movimento pivotante para fixação de motores de popa em embarcações. [033] Mais detalhadamente o suporte articulado (1) é constituído a partir de duas estruturas rígidas (2) de elevada resistência constituída por tubos metálicos reforçados com chapas metálicas, as quais são afixadas nas porções posteriores das laterais da embarcação (3) ou nos cantos posteriores, por meio de mancais (4), sendo possível a instalação de boias infláveis de flutuação (5) em qualquer porção da dita estrutura. As estruturas rígidas (2) ainda apresentam conformações apropriadas para os acoplamentos dos respectivos motores de popa (6).

[034] Cada estrutura rígida (2) é instalada na porção posterior da embarcação (3), de forma que em sua posição de trabalho a mesma fique travada em transversal rente à popa. E na posição aberta cada estrutura rígida (2) fica em ortogonal à embarcação (3), de sorte que a popa fica livre para o embarque e desembarque e as boias (5) proporcionam maior estabilidade na embarcação, nessa posição.

[035] Ditos mancais (4) possibilitam às estruturas rígidas (2) se movimentarem rotacionalmente em assimetria, do centro para os lados, perfazendo um arco da ordem de 180°

[036] Travas, não mostradas nas figuras, são previstas para manter o suporte (1) estável tanto em sua posição de trabalho como na posição aberta. Ditas travas são dimensionadas de acordo com a potência, tamanho e peso da embarcação (3).

[037] O suporte (1) descrito prevê a utilização de dois motores de popa, contudo opcionalmente para utilização de apenas um motor (6), o suporte (1A) pode ser constituído por duas estruturas de tamanhos diferentes, posto que a estrutura (2A), na qual é afixado o motor de popa (6) apresenta maior dimensão do que a estrutura (2B), para que o referido motor (6) seja posicionado na porção central transversal da embarcação (3).

[038] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar~se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de descrição e não de limitação.