Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
3D STEREOSCOPIC SMARTPHONE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/122820
Kind Code:
A1
Abstract:
A product directed primarily toward the field of entertainment, characterized in that it is a smartphone device which, besides the normal functions found in this type of device, is capable of producing photographic stereoscopic images by means of a system with at least one camera attached to the device, which has one or more pairs of optical lenses equipped with an image sensor for each lens, wherein each pair will operate simultaneously, producing two instantaneous images of the same object, with a small difference in framing, and whose images, joined side-by-side, form a single photographic image or film frame. The images or film frames produced can then be viewed on the screen of the smartphone with the aid of a stereoscope or 3D glasses, creating a three-dimensional or depth effect by simulating human binocular vision in a process known as stereoscopy.

Inventors:
ROSAN ISMAEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050299
Publication Date:
July 06, 2023
Filing Date:
July 31, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ROSAN ISMAEL (BR)
International Classes:
H04N13/239; G03B35/10
Foreign References:
US20100194860A12010-08-05
US20080170806A12008-07-17
US20120206568A12012-08-16
CN202003135U2011-10-05
US20150035947A12015-02-05
US20110249086A12011-10-13
Download PDF:
Claims:
7

REINVINDICAÇÕES

1. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D é um aparelho celular tipo smartphone caracterizado por possuir uma câmera acoplada no mesmo, dotada de um par de lentes óticas acopladas na face posterior do aparelho e dotadas de sensores de imagem, dispostas à uma distância ideal entre si de 6,35 cm simulando a distância média dos olhos humanos, para captura instantânea e simultânea de duas imagens de um mesmo objetivo e que cujas imagens postas lado a lado formarão uma única imagem fotográfica ou um único quadro de filme que com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D, que não fazem parte da presente invenção, obter-se-á um efeito de tridimensionalidade ou de profundidade nos mesmos.

2. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a distância entre as lentes óticas poderá variar para mais ou para menos o que poderá comprometer entretanto, o resultado final obtido.

3. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que poderão existir mais pares de lentes óticas dotadas de sensores de imagem, nas faces anterior e posterior do aparelho para possibilitar a obtenção de fotos ou filmagens em formato de retrato ou de paisagem e ainda de acordo com a posição do objetivo a ser fotografado ou filmado, podendo este estar na frente ou atrás do aparelho.

8

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 27 de abril de 2023 (27.04.2023)

1. SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D - é um aparelho (1 ) celular tipo smartphone, composto por: lentes óticas em sua parte frontal (2) (3) e posterior

(7) (8), além de tecla apropriada na tela ou na lateral do aparelho (4), botão na tela ou na lateral do aparelho (5) e botão na tela ou na lateral do aparelho (6), caracterizado por: possuir uma câmera acoplada no mesmo (1), dotada de um par de lentes óticas dotadas de sensores de imagem (2) e (3) acopladas na face anterior do aparelho (1 ) e dispostas à uma distância ideal entre si de 6,35 cm sendo que os pares de lentes óticas ou sensores óticos (2) e (3) estão dispostos a 90s entre si; e os pares de lentes óticas (ou sensores ópticos) (7) e

(8) que estão acoplados na face posterior do aparelho (1 ) e dispostos à uma distância entre si equivalente ao olhos humanos, sendo que os pares de lentes óticas ou sensores óticos (7) e (8) estão dispostos a 90s entre si;

2. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D - de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado: pelo fato de que a distância entre as lentes óticas (2) (3) e (7) (8) poderá variar para mais ou para menos, o que poderá comprometer, entretanto, o resultado final obtido;

3. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D - de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado: pelo fato de que poderão existir mais pares de lentes óticas dotadas de sensores de imagem, nas faces anterior (2) (3) e posterior (7) (8) do aparelho (1);

4. CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D - de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por: um software nativo no aparelho, que fará a captura instantânea e simultânea de duas imagens de um mesmo objetivo através de um dos pares de lentes existentes no aparelho (1), conforme a escolha do usuário: para fotos ou filmagens comumente denominadas "selfies", com o objetivo posicionado na parte anterior do aparelho (1 ), em formato de retrato, o par de lentes (2) e em formato de paisagem o par de lentes (3) ; para fotos ou filmagens com o objetivo posicionado na parte posterior do aparelho (1 ), será ativado o par de lentes (7) para fotos ou filmagens em formato de retrato e o par de lentes (8) para fotos ou filmagens em formato de paisagem;

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) 9 as imagens produzidas por cada lente ótica ou sensor de imagem, serão montadas lado a lado horizontalmente a uma distância ideal de 6,35 cm entre seus centros e onde será formada uma única imagem fotográfica estereoscópica ou um único quadro de filme estereoscópico, de forma que quando a captura da imagem for efetuada pelos pares de lentes (7) e (8), a imagem capturada pela lente ótica ou sensor de imagem esquerdo fique posicionada no lado esquerdo da imagem final e a imagem capturada pela lente ótica ou sensor de imagem direito fique posicionada no lado direito da imagem final; e quando a captura da imagem for efetuada pelos pares de lentes (1 ) e (2), o tratamento deverá ser invertido, já que se trata de uma captura de imagem "selfie", ou seja, a imagem capturada pela lente ótica ou sensor de imagem esquerdo fique posicionada no lado direito da imagem final e a imagem capturada pela lente ótica ou sensor de imagem direito fique posicionada no lado esquerdo da imagem final, e que ao final permanecerão gravados no aparelho ou mídia externa e que poderão ser visualizados posteriormente na tela do aparelho (1 ), com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D, que não fazem parte da presente invenção, obtendo um efeito de tridimensionalidade ou de profundidade nos mesmos.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D

Campo da invenção

[001] O presente modelo de utilidade tem o seu campo voltado principalmente para a área de entretenimento, em particular para a produção de fotos e vídeos, não impedindo entretanto que possa ser utilizado na produção de fotos e vídeos no campo profissional.

Estado da técnica

[002] A estereoscopia existe desde meados do século 19. É uma técnica utilizada para simular o fenômeno natural que ocorre na visão binocular do ser humano e de muitos animais, onde através de dois pontos de visão, produz-se uma imagem tridimensional com noção de profundidade.

[003] Uma vasta gama de câmeras fotográficas dotadas de duas lentes óticas com o objetivo de se reproduzir este efeito, foram lançadas no mercado desde então. Entretanto, com o advento dos aparelhos celulares tipo smartphone, que conseguem produzir atualmente fotos e filmes com altíssima resolução, este tipo de câmera caiu em desuso, ficando restrita em sua maioria ao campo profissional e ainda assim, com preços de aquisição por vezes elevados onde temos como exemplo, a atualíssima máquina fotográfica e filmadora Intel Realsense Depth Câmera D435.

Problema a ser resolvido

[004] Esta técnica da estereoscopia, obtida com máquinas fotográficas destinadas a este fim, não migrou para o mercado de smartphones. Não se tem conhecimento até o momento, de aparelho algum com estas características. O que existiu parecido, foram tentativas malsucedidas, de se obter uma única imagem de fotos e vídeos em 3D, sem a utilização do estereoscópio ou óculos 3D. Tivemos por exemplo, o lançamento no ano de 2011, dos smartphones HTC Evo 3D e o LG Optimus 3D e 3D Max, mas com resultados desanimadores, não chegando a causar impacto no mercado consumidor.

[005] A maioria dos fabricantes de aparelhos smartphone ainda persegue o objetivo de se conseguir a tridimensionalidade perfeita em uma única imagem, mas nada relevante até o presente momento foi produzido ou publicado. E caso consigam, o valor do produto provavelmente estará fora do alcance do cidadão comum.

[006] Desta forma, ainda existe um público enorme composto por pessoas que nunca ouviram falar de estereoscopia, câmera estereoscópica, nem tampouco da possibilidade de se fotografar e filmar seus entes queridos por exemplo, de forma a obter uma perfeita visualização em 3D dos mesmos, com a nítida sensação de estarem vendo-os ao vivo, ainda que com a utilização do óculos 3D.

[007] Para os que têm conhecimento desta técnica ou do recurso de realidade virtual como é chamado atualmente, resta apenas a opção de assistirem a vídeos já prontos existentes em profusão no mercado, mas que certamente teriam desejo de eles mesmos criarem seus próprios vídeos ou fotos em 3D.

[008] Portanto, temos ainda um imenso mercado que desconhece esta técnica, ou se a conhecem, não têm como executá-la de uma forma prática, fácil e barata. E é exatamente para este grande público que o presente modelo de utilidade está voltado.

Descrição dos desenhos

[009] A Figura 1 apresenta a vista frontal do celular smartphone estereoscópico 3D mostrando os pares de lentes (2) (3) a serem utilizadas alternadamente para obtenção das imagens instantâneas estereoscópicas frontais comumente denominados de "selfies". A Figura 2 apresenta a vista posterior do celular smartphone estereoscópico 3D mostrando os pares de lentes (7) (8) a serem utilizadas alternadamente para obtenção das imagens instantâneas estereoscópicas posteriores.

A Figura 3 apresenta a vista frontal do celular smartphone estereoscópico 3D com as duas imagens instantâneas geradas, unidas em apenas uma, pronta para ser visualizada com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D, com o efeito tridimensional.

A Figura 4 apresenta a vista com o celular smartphone estereoscópico 3D já com as duas imagens instantâneas geradas e unidas em apenas uma, sendo posicionado no estereoscópio ou óculos 3D.

A Figura 5 mostra uma apresentação do celular smartphone estereoscópico 3D, já inserido adequadamente no estereoscópio ou óculos 3D, sendo visualizado por um jovem usuário e usufruindo os efeitos da tridimensionalidade.

A Figura 6 mostra um estereoscópio 3D utilizado no passado.

A Figura 7 mostra um estereoscópio 3D atual.

A Figura 8 mostra um estereoscópio 3D feito de papelão e lentes plásticas.

Fundamentos da invenção

[010] Refere-se o presente pedido de patente de invenção de modelo de utilidade a um aparelho celular tipo smartphone, que além das funções normalmente existentes neste tipo de aparelho, ainda possui a capacidade de produzir fotos e vídeos estereoscópicos passíveis de serem visualizadas com efeito tridimensional ou de profundidade, através da utilização de óculos 3D ou estereoscópio. Para tanto, dispõe de sistema com no mínimo uma câmera acoplada, dotada de no mínimo um par de lentes óticas, dispostas à uma distância ideal de 6,35 cm, simulando a distância média dos olhos humanos e que produzirão imagens instantâneas e simultâneas de um mesmo objetivo com pequena diferença de enquadramento e que serão unidas lado a lado, formando uma única imagem fotográfica ou quadro de filme.

[011] As imagens ou quadros de filme produzidos, poderão então ser posteriormente visualizados na tela do aparelho com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D, obtendo-se um efeito de tridimensionalidade ou de profundidade nos mesmos, simulando a visão binocular humana, num processo conhecido como estereoscopia.

Descrição da invenção

[012] O presente modelo de utilidade (1), possui além das funções normais de um aparelho celular tipo smartphone, uma ou mais câmeras dotadas de um ou mais pares de lentes óticas fixadas na porção externa anterior do aparelho (2) (3) e de um ou mais pares de lentes óticas fixados na porção externa posterior do aparelho (7) (8) e que são dotadas de um sensor de imagem em cada uma delas, permitindo que a câmera tenha a capacidade de produzir duas imagens instantâneas do mesmo objetivo, com pequena diferença de enquadramento e que serão unidas lado a lado, formando uma única imagem fotográfica ou quadro de filme, conforme a Fig. 3.

[013] As imagens ou quadros de filme produzidos, poderão então ser posteriormente visualizados na tela do aparelho (1) com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D conforme mostrados nas fig. 7, fig. 8 e fig.9, obtendo-se um efeito de tridimensionalidade ou de profundidade nos mesmos, simulando a visão binocular humana, num processo conhecido como estereoscopia.

[014] Os tipos de imagens a serem produzidas, dependerão da escolha do usuário, através de um botão na tela ou na lateral do aparelho (5), que apresentam as opções 2D ou 3D, sendo 2D para uma única imagem e 3D para duas imagens instantâneas do mesmo objetivo que serão unidas lado a lado, formando uma única imagem ou quadro de filme, que poderão ser visualizados posteriormente com o auxílio de um estereoscópio ou óculos 3D conforme a fig.4, obtendo um efeito tridimensional dos mesmos.

[015] Escolhido o tipo de imagem, basta escolher a partir de então, se o objeto a ser fotografado ou filmado estará na frente ou atrás da câmera do aparelho (1), através de um botão na tela ou na lateral do aparelho (6).

[016] Em seguida é necessário que se escolha se a operação será uma foto ou um vídeo, através da escolha apropriada, na tela do aparelho (1).

[017] Caso o aparelho (1) possua mais de um par de lentes, o sistema interno do aparelho(l) selecionará automaticamente qual lente para fotos ou filmagens em 2D ou par de lentes óticas para fotos ou filmagens em 3D será ativado, a partir das seleções efetuadas pelo usuário e também pelo posicionamento do celular, se na horizontal ou na posição vertical.

[018] Para fotos ou filmagens 3D com o objetivo posicionado na frente do aparelho(l), comumente denominados "selfies" o sistema ativará para fotos ou filmagens em formato de retrato, o par de lentes (2), e para fotos ou filmagens em formato de paisagem o par de lentes (3).

[019] Para fotos ou filmagens 3D com o objetivo posicionado na parte posterior do aparelho(l), o sistema ativará para fotos ou filmagens em formato de retrato, o par de lentes (7) e para fotos ou filmagens em formato de paisagem, o par de lentes (8).

[020] A partir de então, basta iniciar a operação, pressionado-se a tecla apropriada na tela ou na lateral do aparelho (4).

[021] Concluída a operação, para visualização das fotos ou vídeos em 3D, basta selecionar a foto ou vídeo desejado, na tela do aparelho (1), inserindo o aparelho (1) no estereoscópio ou óculos 3D apropriado conforme a fig. 4, fechando-o em seguida e pressionar a tecla "play" na tela ou na lateral do aparelho (4) e usufruir dos efeitos da tridimensionalidade ou profundidade das imagens produzidas conforme a fig.5.

Exemplos de concretizações da invenção

[022] O presente modelo de utilidade (1), é um produto bastante acessível a todas as classes sociais, pois na sua concepção mais simples, basta que possua uma câmera acoplada com apenas duas objetivas simples na parte posterior do aparelho e que funcionando em sincronia, produzirão belas imagens e vídeos em 3D das mais variadas situações, desde uma simples festa de aniversário, até a filmagem de um passeio de automóvel ou de bicicleta, com o celular smarthone estereoscópico 3D (1), que é o modelo de utilidade aqui proposto, fixado sobre o painel do veículo ou fixado no guidão de uma bicicleta, gravando todo o percurso transcorrido, para posteriormente serem visualizados em toda a sua inteireza, ou seja, com noção de tridimensionalidade ou de profundidade das imagens produzidas, com o auxílio do óculos 3D.

[022] Não existe atualmente qualquer dispositivo com estas características atualmente no mercado e que seja acessível a qualquer classe econômica.

[023] Não se deve confundir aparelho celular smartphone com este recurso de filmagem 3D, que não existe atualmente e que é a proposta do presente modelo de utilidade(l), com aparelhos celulares smartphone com recurso de fotos ou filmagens 360° normalmente existentes no mercado, mas que não são a mesma coisa.

[024] Portanto, pelas vantagens de facilidade que o presente modelo de utilidade oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras e surpreendentes, o CELULAR SMARTPHONE ESTEREOSCÓPICO 3D reúne todas as condições necessárias para merecer a patente de modelo de utilidade.